10 vitaminas essenciais para idosos

A terceira idade requer cuidados e reposição de algumas vitaminas e minerais para melhorar o funcionamento do organismo. Confira agora 10 vitaminas essenciais para idosos.

10. Vitamina B12


Conforme nosso organismo envelhece, ele passa a ter dificuldades de absorver algumas substâncias, como a vitamina B12. E, para evitar problemas mais graves e preciso ter cuidado para repor, pois o nutriente é muito importante para a capacidade de concentração e para a memória, e também para o coração e bem-estar. Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite.

9. Vitamina B6

A vitamina B6 tem diversos benefícios para o corpo: ajuda a manter a saúde e o equilíbrio interno do organismo e é muito importante no combate à depressão, já que essa substância trabalha na formação da serotonina, que é o hormônio do bem-estar e do humor. Invista em um cardápio que tenha banana, carnes, peixes, ovos, cereais integrais (como a aveia), cenoura, batata e feijão, pois são fontes em vitamina B6.

8. Cálcio

Extremamente importante para o idoso. O mineral é muito importante para a saúde dos ossos, dos dentes, em contrações musculares e para a coagulação sanguínea. A deficiência dele pode, inclusive, causar osteoporose. Abuse do leite e dos seus derivados (iogurtes e queijos), peixes, couve e amêndoas.

7. Vitamina D

Não adianta ingerir os alimentos ricos em cálcio se o corpo estiver com deficiência de vitamina D. Pois essa vitamina tem uma função complementar que é essencial para que o organismo absorva o cálcio. Alguns iogurtes são enriquecidos com esse nutriente, que também é encontrado na gema de ovo e no atum. Além da alimentação, a vitamina D também é formada com a exposição solar. Então tome sol, principalmente nos horários em que sua incidência é menos agressiva: antes das 10h e após as 16h.

6. Ferro

Outro mineral essencial para uma boa saúde na terceira idade é o ferro. Ele trabalha na formação da hemoglobina e sua deficiência pode gerar até anemia. Para ser mais bem absorvido, combine uma alimentação rica em ferro e vitamina C. Consuma principalmente carnes vermelhas, gema de ovo, banana, feijão, grão-de-bico, ervilha, agrião, espinafre, entre outros.

5. Potássio

Para ter músculo forte, potássio nele. O potássio é um aliado do funcionamento dos músculos, evitando cãibras e melhorando o desempenho da musculatura cardíaca. Também contribui para o metabolismo da glicose. Presente na banana, a couve, a laranja, o melão, carnes, leguminosas e a batata inglesa.

4. Vitamina A

A vitamina A é conhecida pelo seu papel fundamental na visão e na proteção das córneas, pois sua deficiência pode acarretar problemas sérios na acuidade visual. Também atua no desenvolvimento ósseo, na manutenção dos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. Estudos recentes desmonstraram que a vitamina A também está ligada à proteção das nossas vias respiratórias e do aparelho digestivo. Suas principais fontes são os alimentos de cor alaranjada, como a cenoura, a manga, o mamão, a goiaba e a abóbora.

3. Vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger as células dos efeitos deletérios dos radicais livres, que são uma das principais causas do envelhecimento precoce. Por isso mesmo, esse nutriente é tão importante para a nossa saúde e merece aparecer entre as vitaminas essenciais para idosos. Ela pode ser encontrada na natureza e incluída na dieta por meio de alimentos como o milho, o abacate, a cenoura e o tomate.

2. Vitamina C

Você já deve ter ouvido falar sobre a sabedoria popular que diz que, em caso de gripes e resfriados, apostar na vitamina C é essencial para se curar mais rápido, e é verdade pois esse micronutriente tem uma relação direta com a nossa saúde e com a promoção e o fortalecimento do sistema imunológico. Esse componente também é um poderoso antioxidante e auxilia na absorção de ferro, o que é muito importante para prevenir anemia. Muito encontrado nas frutas cítricas em geral, como a laranja, o caju, o kiwi e a acerola. Porém, alguns vegetais também apresentam boas quantidades, sobretudo o brócolis e o pimentão.

1. Zinco

O zinco é um mineral e possui excelentes propriedades importantes para a saúde de pessoas de todas as idades. Ele atua na síntese de proteínas, aumentando a imunidade do corpo e auxiliando o organismo em várias etapas importantes do metabolismo. Outro benefício importante está na prevenção do diabetes, ajudando a promover níveis adequados de glicose no sangue. A fonte mais abundante desse nutriente são as carnes vermelhas, frango e ostras, mas a soja e algumas sementes podem suprir bem as necessidades diárias, sobretudo para aqueles que preferem uma dieta vegetariana.

Fonte: lista10.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *