Casal japonês revela segredo para manter casamento por 80 anos

Masao Matsumoto, 108, e sua esposa de 100 anos, Miyako, foram reconhecidos como o casal mais velho por idade agregada pelo Guinness World Records.

Takamatsu – O Japão é conhecido pelo grande número de centenários e agora pode reivindicar ter o casal mais velho do mundo, com uma idade combinada de 208 anos – um feito que a esposa credita à sua paciência durante os 80 anos de casamento.

Masao Matsumoto, 108, e sua esposa de 100 anos, Miyako, foram reconhecidos como o casal mais velho por idade agregada pelo Guinness World Records. Eles estão juntos ​​desde outubro de 1937.

“Eu estou tão feliz. É graças à minha paciência, realmente”, disse Miyako com um sorriso no rosto, posando com Masao e outros membros da família em frente a um certificado emoldurado do Guinness numa casa de repouso em Takamatsu (Kagawa).

“Estou muito grata por me trazer lágrimas”, disse ela à Reuters.

Durante a guerra, Masao foi enviado para o exterior como soldado, mas isso não era obstáculo para ter uma família grande – incluindo o 25º bisneto que nasceu no mês passado.

“Eles entraram no último capítulo de suas vidas. Foi uma honra (para eles) receber este prêmio. Eu adoraria que eles continuassem vivendo por muito mais tempo”, disse a filha Hiromi.

Os japoneses têm uma das expectativas de vida mais longas do mundo, com dados do Ministério da Saúde do Japão mostrando que eles estão em segundo lugar, em média, com cerca de 84 anos, apenas atrás de pessoas de Hong Kong.

O recorde para o casal mais velho de todos os tempos ainda pertence aos noruegueses Karl e Gurdren Dolven, que tiveram uma idade combinada de 210 anos, 1 mês e 34 dias quando Gurdrun morreu em 2004, segundo o Guinness World Records.

Fonte: https://www.alternativa.co.jp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO