Cuidadora de idosos: uma nova e nobre profissão

Os brasileiros estão envelhecendo e a tendência é que o número da população idosa no país salte de 9,5% para 21,8% até o ano de 2050, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018.

Para que os idosos de hoje e do futuro tenham qualidade de vida é preciso atentar-se às suas necessidades de cuidados. Antes, o cuidado era realizado exclusivamente pelas famílias, porém a sociedade começou a entender que uma maior atenção à saúde das pessoas idosas é indispensável, e que exige profissionalismo e conhecimento sobre as alterações que são decorrentes do processo de envelhecimento.

Cada vez mais, a profissão de cuidador de idosos vem se destacando, sendo a que mais cresceu nos últimos 10 anos, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados no final de 2018.

O envelhecimento, na maioria das vezes, é acompanhado de limitações funcionais, fragilidades, propensão a demências, perda de visão, problemas de saúde típicos dessa etapa do ciclo de vida, que requerem um atendimento especializado e profissional.

O papel do cuidador

 

O cuidador ou cuidadora de idosos deve estar sempre buscando desenvolver as atribuições necessárias através de cursos, de estudo, de prática, pois esta função está sendo cada vez mais requisitada pelas pessoas idosas e suas famílias que exigem um bom currículo.

A realidade e os impactos à saúde de quem já está na terceira idade acaba sendo um grande desafio ao profissional, que precisa de preparo, condições psicológicas e recursos materiais para realizar um trabalho adequado com a pessoa que está sendo cuidada.

Cuidar demanda conhecimento, responsabilidade, mas também afetividade, de ser humano entre ser humano. O profissional bem preparado é a peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um envelhecimento e qualidade de vida mais saudável.

Entre as funções dessa profissão estão: fazer companhia, dar remédios de acordo com a prescrição médica, preparar ou cuidar do preparo das refeições com a orientação nutricional, estimular a prática de exercícios físicos, prezar pelo bem-estar e prestar auxílio em tarefas cotidianas do acompanhado.

É necessário também que o cuidador saiba identificar os sutis sinais de doenças nos idosos, saiba reconhecer riscos potenciais no ambiente e também ter noções de primeiros socorros. Prestar suporte na medida certa, mas não o privando de um certa autonomia, além de incentivá-lo com atividades lúdicas para que estimule o cérebro e não tenha uma rotina monótona.

Entender que a paciência é necessária, principalmente em casos em que o paciente é portador de demência, que pode se encontrar agitado. Ter serenidade para não julgar determinadas atitudes ou hábitos de uma pessoa que tem mais idade e viveu em uma época diferente.

Ser cuidador é uma profissão e está ligada à área da saúde. Tem o trabalho de promover a independência, prestar assistências emocional e física ao idoso e garantir aos familiares a tranquilidade necessária para que possam manter sua rotina.

Santorini Residencial Sênior e Hotel

 

O idoso bem conduzido por cuidadores capacitados conseguirá uma melhor evolução clínica e qualidade de vida. Por isso, o Santorini Residencial Sênior e Hotel, especializado no cuidado de pessoas da terceira idade, desenvolveu um novo ambiente com o conceito terapêutico e caracterizado pelo extremo cuidado, liberdade, boa saúde física e mental dos seus moradores. O Santorini Residencial Sênior e Hotel é um convite a viver os bons momentos da terceira idade.

Com o propósito de proporcionar aos hóspedes uma extensão da sua casa em um ambiente familiar com tranquilidade, carinho, segurança, monitoramento 24 horas e bem-estar, o Santorini Residencial Sênior e Hotel, está localizado em uma das mais belas estâncias climáticas do país, Águas da Prata, SP, no centro da cidade, em uma ampla área de 5 mil metros quadrados, oferecendo cuidados especializados e segurança para quem pensa no bem-estar de seus familiares ou para quem pretende desfrutar de conforto e amparo profissional, antes e depois da aposentadoria.

Fonte: G1

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO