Envelhecimento da voz: você já ouviu falar em presbifonia?

Com o passar dos anos, tudo começa a se tornar um pouquinho mais difícil, inclusive a voz. E é justamente dela que falaremos hoje.

Aqui no blog da melhor Casa de repouso Pacaembu nós já falamos muitas vezes sobre as transformações que o envelhecimento causam em nosso corpo e em seu modo de funcionamento. Com o passar dos anos, tudo começa a se tornar um pouquinho mais difícil, inclusive a voz. E é justamente dela que falaremos hoje. Você sabe por que a nossa voz envelhece? Confira!

Presbifonia: o envelhecimento da voz

A presbifonia trata-se de uma alteração da voz causada pelo envelhecimento natural das nossas cordas vocais. Mas vale ressaltar que esse diagnóstico é feito após alguns exames de laringe, pois também há casos em que a voz envelhece, mas não de forma natural, o que precisa ser tratado.

Durante o exame, o médico avalia as pregas vocais e o interior da laringe através de uma fibra ótica. Se a voz produzida na presbilaringe (nome dado à laringe envelhecida), esteja com alterações em sua qualidade, é diagnosticado como uma alteração vocal por meio do envelhecimento das estruturas, ou seja, a presbifonia.

Características

Assim como o nosso corpo, que aos poucos perde a força, a flexibilidade e a resistência, o mesmo acontece com a voz. Os músculos que movimentam as pregas vocais mudam de aspecto e ficam um pouco mais arqueadas, o que gera um espaço que há escape de ar durante a fala, tornando a voz mais fraca e menos potente, em alguns casos até mesmo tremida.

Tratamento

A fonoterapia é o método mais indicado para reduzir os efeitos negativos do envelhecimento natural da voz. Por meio de estratégias e exercícios, esse tratamento melhora o processo de produção vocal desde a respiração até a boca. Com o tempo a voz se torna muito mais clara e eficaz.

Agora que você já sabe o que é e como tratar a presbifonia, compartilhe esse post para que os seus amigos também fiquem sabendo. Fique de olho no blog da nossa Casa de Repouso e esteja sempre por dentro das melhores dicas.

Fonte: https://www.casaderepousoemfamilia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!