Idosos ativos: a musculação na vida de um casal na melhor idade

Ao ouvir a palavra “musculação”, muitos acreditam ser uma atividade física focada apenas em hipertrofia muscular, o ganho de massa magra.

Ao ouvir a palavra “musculação”, muitos acreditam ser uma atividade física focada apenas em hipertrofia muscular, o ganho de massa magra. Foi isso que Miroval Andrade Galvão, 78 anos, pensou quando sua esposa, Maria Tereza Galvão, 72 anos, o convidou pela primeira vez para participar do Programa de Educação Permanente (Proep), realizado pela Furb (Universidade Regional de Blumenau). 3

Durante três anos, Maria frequentou as atividades sozinha, até que seu marido acabou sendo convencido a dar uma chance e experimentar essa nova rotina. “Quando comecei a participar, vi que não era nada daquilo que eu pensava. Tem alongamento e cada um levanta o peso que consegue. Comecei a ir e estou até hoje”, relata Miroval.

Já Maria não esconde a felicidade em poder ter a companhia de seu marido. Aluna há 16 anos do projeto, adora estar sempre em movimento. Os exercícios, além de ajudarem na sua saúde, deu a oportunidade de fazer novas amizades e dar boas risadas ao longo dos anos. “Gosto de caminhar, fazer musculação e pilates. Gosto de me sentir viva”, afirma.

Após as aulas, o casal ainda aproveita o tempo livre para caminhar pela cidade aproveitando as belas paisagens ao redor. Para eles, a chave mais importante da disposição é não se sentir velho. “Você tem que sair, aproveitar, passear, ver gente. A idade está na cabeça da pessoa”.

O Proep é dedicado à terceira idade e tem como objetivo ajudar os participantes a se manterem ativos e com um bom condicionamento físico. Além dos exercícios, o projeto procura promover a integração social com cafés, jantares e passeios. Interessados em participar podem entrar em contato pelo (47) 3321-0348 ou edupermanente@furb.br.

Fonte: https://ocp.news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!