Instituto Pinheiro promove atividades presenciais e virtuais gratuitas para idosos de todo o Brasil!

Acessibilidade e qualidade de vida: Instituto Pinheiro (IP) promove atividades presenciais e virtuais gratuitas para pessoas 60+! 

Atualmente, a Organização conta com mais de 19 modalidades de oficinas que perpassam as
esferas cognitiva, física, cultural e social.

 

 

 

Com a missão de promover a inclusão do ser humano, de forma produtiva, no âmbito familiar e social, priorizando a qualidade de vida e abrindo espaço para a sua autorealização, o Instituto Pinheiro viabiliza projetos sociais e culturais que visam beneficiar tanto o público 60+ como também as camadas socialmente mais vulneráveis.

Idealizado em 2008, por Plínio Pinheiro de Mello (Presidente do Conselho de Administração do Instituto Pinheiro), a partir do objetivo de disseminar ações culturais acessíveis à população, o IP é uma Organização sem fins lucrativos que iniciou suas atividades com o projeto Dica da Diversão (www.dicadadiversao.com.br), cujo objetivo é incluir pessoas em vulnerabilidade social na cena cultural urbana, em especial nas
cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Por meio de parcerias e apoio a projetos sociais em comunidades, a iniciativa frutificou permitindo o aumento das possibilidades de abrangência. E a partir do olhar atento e sensível às necessidades da sociedade, nasceu também o desejo de fazer a diferença na vida do idoso — público este ainda carente de iniciativas sociais direcionadas para o seu contínuo desenvolvimento cognitivo e longevidade saudável.

“O envelhecimento, antes considerado como um fenômeno, hoje faz parte da nossa realidade. Estima-se que por volta do ano de 2050 serão cerca de 24 milhões de brasileiros com idade superior a 60 anos. Focado na quebra de paradigmas e na autogestão do idoso, o Instituto Pinheiro promove gratuitamente a essa população oficinas e ações sociais com o intuito de que os idosos, por nós atendidos, mantenham sua autonomia, tão importante para a manutenção e bem-estar nesse período da vida” afirma Plínio Pinheiro de Mello, Presidente do IP.

Atualmente, o Instituto Pinheiro oferece palestras, atividades físicas, cognitivas e ações sociais com foco na população 60+, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida desse público e facilitando o acesso à informação. O projeto foi concebido para atuar de maneira cem por cento presencial em diversos núcleos parceiros espalhados pela cidade de São Paulo, mas devido à pandemia causada pela COVID-19, e as medidas de
isolamento social, foi preciso reinventar a maneira de engajar e integrar esse público.

Projeto Movimento Virtual 60+

O Movimento Virtual 60+ nasceu da necessidade de levar bem-estar e acolhimento aos idosos em meio a um momento de incertezas, ansiedade e medo. Mais do que apenas migrar as atividades do presencial para o remoto, a ideia do projeto foi incorporar a vivência digital no dia a dia do público atendido, como uma solução de aproximação e integração em tempos de distanciamento físico. Além disso, o cenário corroborou com a expansão da iniciativa impactando positivamente pessoas de localidades fora do eixo padrão.

O projeto oferece, de forma remota, oficinas de pilates, yoga, memória, dança, padaria artesanal entre outras modalidades que auxiliam no fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e estimulam a continuidade e o aprimoramento constante da pessoa idosa. As atividades acontecem em ambientes virtuais como o Zoom, Google Meet, YouTube, WhatsApp e são conduzidas por voluntários e colaboradores do
Instituto Pinheiro.

Inovação não tem idade

Dialogando com o Projeto Movimento Virtual 60+, a Organização vem reestruturando o seu site institucional (www.institutopinheiro.org.br) de forma a atender aos idosos, tanto em acessibilidade como também em linguagem e conteúdo direcionado. Entende- se que para que a integração social e cultural seja efetiva se faz necessária a inserção desse público em plataformas e meios de comunicação que hoje são a realidade da sociedade. É sobre ocupar espaços (mesmo que virtuais) e estar onde o mundo está.

Para o futuro

Como perspectiva a médio e longo prazo, o IP busca se aprofundar nas causas relacionadas a pessoa idosa aumentando a abrangência do projeto, fomentando novas parcerias e alcançando outras localidades. E para concretizar essas metas a Organização lançou o “Edital de Chamamento 01/2020 IP” para formalização de novas parcerias
institucionais. Já na frente cultural, o objetivo é instituir novas parcerias que possam colaborar na inserção de pautas culturais no portal Dica da Diversão e, dessa forma, potencializar o alcance da plataforma.

Impacto Social — IP em números

+ de 100.000 atendimentos
+ de 3.000 idosos matriculados
+ de 19 modalidades de oficinas e atividades
+ de 50 oficineiros (entre contratados e voluntários)

 

Juliana de Oliveira Cândido
18 de fevereiro de 2022

 

Para mais informações, entre em contato conosco:

WhatsApp – (11) 94197-8050
Telefone – (11) 5576-6608 / (11) 5576-6643
Rua Afonso Celso, 552 – Cj. 54 – São Paulo / SP

E acompanhe pelos canais:
https://institutopinheiro.org.br/
Instagram: @institutopinheiro | Facebook /InstitutoPinheiro

 

 

 

 

 

 

 

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO