Neurocientistas descobrem segredo japonês para ter vida longa e feliz

Neurocientistas descrobre o segredo para ter uma vida longa, mais feliz e mais completa pode ser resumido em uma palavra: Ikigai.

No Japão, o segredo para ter uma vida longa, mais feliz e mais completa pode ser resumido em uma palavra: Ikigai. Em japonês, iki significa “viver” e gai significa “razão”, traduzindo, ficaria algo como “razão para viver”, um propósito. É este o segredo. Os moradores de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão continental apelidado como a “Terra dos Imortais”- porque tem os mais altos índices de centenários no mundo – usam o estilo de vida ikigai.

A história deles foi contada em uma palestra chamada “Como viver pra ter mais de 100”, do premiado jornalista Dan Buettner. Ele cita casos de vários habitantes de Okinawa: um pescador de 101 anos que pegava peixe para sua família três vezes por semana; uma mulher de 102 anos, que segurava sua pequena tataraneta; e um mestre de karatê de 102 anos de idade, que ensinava artes marciais.

Todos com um grande senso de propósito e motivação para a vida. Para encontrar o seu ikigai você pode começar fazendo algumas perguntas simples: O que te faz feliz? No que você é bom? O que (e quem) você valoriza? O que te motiva a acordar de manhã?

Encontrar o seu ikigai pode levar tempo, mas vale a pena tentar para viver mais e feliz!

Fonte: https://independente.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!