A Escolha do Calçado Pode Evitar Quedas de Idosos

Zelar pelo bem-estar dos idosos é prezar pela sua segurança. Tudo o que for possível para prevenir quedas de idosos deve ser levado em consideração.

Zelar pelo bem-estar dos idosos é prezar pela sua segurança. Tudo o que for possível para prevenir quedas de idosos deve ser levado em consideração. Além das adaptações na casa, a escolha do calçado pode evitar quedas de idosos. Alguns acidentes sofridos pelos idosos poderiam ser evitados se eles estivessem usando um sapato adequado para sua idade.

sapato para idoso precisa ser confortável e adaptado de acordo com peso e tamanho dos pés, permitindo que ele se mova com facilidade. Outros aspectos a considerar na hora de escolher os sapatos para idosos é estabilidade na parte traseira e um bom amortecimento, para evitar o desequilíbrio causando possíveis quedas ou lesões nas articulações. Um sapato apertado e instável pode dificultar o caminhar e causar acidentes.

Para evitar acidentes, os idosos não devem usar sapatos com mais de dois centímetros de altura. É importante também que a parte traseira do sapato seja um pouco mais alta que a frente. Devem ter um solado aderente ao chão, para evitar escorregões. Para esses casos, os calçados emborrachados são indicados, pois aderem melhor ao solo e são muito confortáveis.

Os sapatos dos idosos devem ficar bem presos e fechados, para evitar que se soltem, causando tropeções. Sapatos ou sandálias com fecho de velcro, ajustáveis ao tamanho dos pés, são mais fácies de colocar e garantem a segurança do idoso. Além disso, existem diversos modelos com cores e formatos para todas as ocasiões.

Os tênis também são um ótimo tipo de calçado que podem ser utilizados pelos idosos. Por serem feitos de tecido, terem amortecimento e estabilidade, garantem mais conforto. E a sola emborrachada que se adere ao solo diminui os riscos de quedas e escorregões.

Chinelos não devem ser proibidos para os idosos, contanto que prevaleça o bom-senso. Apesar de confortáveis, os chinelos não oferecem muita segurança. No caso de idosos com a musculatura mais frágil, pode haver mais facilidade de sofrer quedas.

A escolha do calçado do idoso também deve ser feita de acordo com sua condição física. Idosos que sofrem de problemas circulatórios precisam escolher um sapato leve, flexível e que fique um pouco folgado. Existem sapatos ortopédicos para idosos feitos especialmente para quem esteja nessa condição. Unha encravada, calos e joanetes também são problemas que atingem os idosos, e nesses casos, é recomendável o uso de calçados especiais, para evitar atritos, feridas e aparecimento de novos calos.

O ideal era levar o idoso para experimentar seu calçado na realização da compra.

Fonte: https://www.casaderepousobemmecare.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO