Escola da Terceira idade: média de idade dos estudantes é de 70 anos.

Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (Cremii) completa um ano de atividades e mostra que nunca é tarde para estudar

Rio – Nunca é tarde para frequentar os bancos escolares. Único colégio exclusivamente destinado a idosos no Brasil, o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (Cremii) completa agora em maio um ano de atividades e demonstra que sempre é hora de estudar e aprender.

Localizado no bairro de Ampliação, o Cremii tem turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com aulas nos turnos da manhã e da tarde. Atualmente, a escola conta com um total de 92 alunos, a partir dos 50 anos. A média de idade dos estudantes é de 70 anos.

“Ter uma escola exclusiva para idosos é de suma importância, já que todas as atividades pedagógicas são pensadas e desenvolvidas para eles. Acreditamos que uma escola exclusiva para idosos atende melhor às especificidades deste grupo. De acordo com a fala dos alunos, uma escola regular não atende em plenitude os seus objetivos, ritmos e interesses próprios”, avalia Janaina Buriche, diretora Cremii.

Com corpo docente composto por dez professores, o Cremi oferece também atividades fora da grade curricular. Regularmente, há palestras com profissionais de Saúde e dinâmicas em grupo, além de espetáculos teatrais, bazares, bailes dançantes e excursões.

Também são oferecidos curso de formação de corais, oficinas de artesanato (pintura em tecido, crochê, corte e costura). De acordo com a diretora da instituição, os alunos ainda têm aulas de ginástica e, recentemente, foi inaugurada uma horta na sede do próprio Cremii.

“Uma das características mais marcantes é a vontade de aprender, atrelada a uma nova perspectiva de vida. Eles vislumbram a busca pelo conhecimento para exercer seus direitos e cidadania plena em uma sociedade letrada”, destaca Janaina Buriche.

Idosos interessados em se inscrever no Cremii devem se matricular na própria secretaria da escola, que fica localizada na Avenida Antônio Gomes, 1260, no bairro Ampliação. É preciso ter mais de 50 anos e levar RG, CPF e comprovante de residência.

Exemplo de vida

Aluna mais velha do Cremii, Dona Maria Edith, 80 anos, conta que sempre teve vontade de estudar. Mas era obrigada pelo pai a cuidar dos irmãos mais novos. Hoje, porém, já sabe escrever o próprio nome e consegue ler bulas de remédios e placas de trânsito, além de ter aprendido a costurar nas aulas de corte e costura.

“Venci a depressão, a solidão e fiz muitos amigos. O que temos aqui é uma família acolhedora e atenciosa. Sou muito feliz aqui no colégio, ele me deu uma nova oportunidade de vida”, vibra a estudante, que se orgulha de mostrar o caderno de estudos aos filhos, netos e bisnetos.

Fonte: http://portalamigodoidoso.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO