Numa pesquisa nas áreas de maior longevidade no mundo, as chamadas “Zonas Azuis”,constataram que uma relação de alimentos específicos está presente em vários destes locais e tem efeitos benéficos confirmados para o aumento da longevidade, fator que é comum a todas as regiões.
Alimentos que contribuem para a longevidade
Batata doce
Contendo fibras e antioxidantes, é conhecida pelo efeito anticâncer e por ajudar na dieta de quem quer emagrecer. Ela é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico.
Algas
Também rica em antioxidantes, a alga atua na prevenção do câncer. É famosa por ter minerais como cálcio, ferro, iodo, potássio e magnésio, importantes para impulsionar a energia.
Feijão
As dietas ricas em feijão e leguminosas têm demonstrado reduzir o risco de câncer de cólon e ataques do coração. Os feijões são ricos em flavonoides saudáveis e fibras e são uma excelente fonte de proteína – disse.
Grãos integrais
ornecem fibra, minerais e também tem antioxidantes. Eles têm função importante na redução do colesterol ruim.
Tofu
O tofu fornece proteínas, minerais e aminoácidos. Baixo em calorias, o alimento é feito a partir dos grãos da soja e tem a textura de um queijo cremoso. Ele é peça central do almoço ou do jantar de muitas culturas longevas.
Oleaginosas
Três nozes por dia é um dos segredos da dieta nas Zonas Azuis. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health constatou que pessoas que comem nozes várias vezes ao dia têm menor risco de doença coronária.
Frutas e legumes
Uma dieta com vegetais e frutas é muito importante para uma vida saudável. É bom comer pelo menos dois vegetais em cada refeição. Já as frutas devem ser consumidas nos intervalos entre as refeições.
Vinho tinto
Um copo por dia ajuda na prevenção de doenças cardíacas. A bebida contém polifenóis, que limpam as artérias e reduzem as chances de arteriosclerose.