O estresse ou os sintomas de estresse é algo que todo mundo já teve ou vai ter, mas com o passar dos anos, a presença desta “enfermidade” tem sido muito recorrente em idosos.
As origens podem ter diferentes causas, mas dentre as situações mais comuns estão a necessidade do idoso de conviver com problemas que chegam com a terceira idade, doenças crônicas, pouca adaptação ao novo estilo de vida de aposentado (especialmente para aqueles que costumavam fazer do trabalho um motivo para viver), perda da esposa/marido, problemas financeiros, problemas para dormir, etc.
Diante dessas novas situações do dia-a-dia, o idoso acaba por se sentir inútil e abandonado, uma vez que ele já não trabalha todos os dias e muitos acabam morando sozinhos, ficando um tanto isolados.
O estresse crônico aumenta as chances de o idoso ter uma doença cardíaca, pode provocar azia, piorar a diabetes, elevar a pressão arterial e tornar o idoso mais ansioso, preocupado e, consequentemente, frustrado.
Infelizmente poucas pessoas sabem como ajudar o idoso no controle das reações geradas pelo estresse, tão pouco identificar quais são os seus sintomas principais.
Sendo assim, neste post você saberá quais são os 7 sintomas de estresse em idosos, de forma que possa identificá-los e saber a melhor maneira de se comportar diante de situações assim.
Os principais sintomas de estresse em idosos
Baixa concentração
Veja se o idoso está com dificuldades para se concentrar em coisas simples da rotina diária, como por exemplo, assistir um filme, ler um livro, cozinhar, etc.
Dores de cabeça
Sentir dores de cabeça é normal, todos nós sentimos isso após um dia um tanto quanto cansativo. Mas as dores de cabeça frequentes podem ser um sinal de estresse. Vale a pena consultar um médico para descobrir a causa.
Indigestão
Perda de apetite e problemas na digestão de alimentos também podem ser um sintoma de estresse. É como se a pessoa sentisse o estômago “embrulhado” a todo momento.
Palpitações cardíacas
A presença de palpitações cardíacas estão ligadas totalmente ao sistema nervoso, que quando sob situações de estresse, acelera e causa palpitações.
Irritabilidade
Se o idoso é uma pessoa calma e serena, e de repente, se torna uma pessoa que fica facilmente irritada, este também é um sinal de estresse. Tente conversar com o mesmo e descobrir o que o está deixando dessa forma, em muitos casos a pessoa apenas precisa desabafar.
Indecisão
Nem todos nós, seres humanos, somos capazes de tomar decisões rápidas, isso é fato. Mas a frequente falta de capacidade de decidir significa que há alguma coisa errada, vale a pena investigar.
Dores na coluna
Dores recorrentes na coluna também podem ser causadas por estresse, uma vez que esse sentimento afeta todo o nosso organismo e o corpo responde com dores nessa região.