Caminhada: 11 benefícios para o corpo e a alma

A caminhada é uma ótima forma de começar um novo estilo de vida. Vejamos algumas das inúmeras vantagens.

A caminhada é uma ótima forma de começar um novo estilo de vida. Vejamos algumas das inúmeras vantagens de se incorporar esse tipo de atividade em nossa rotina.

Benefícios da caminhada

1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP Ribeirão Preto, comprovou que caminhar durante  40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término da atividade. O fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

2.Deixa o pulmão mais eficiente

As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas seja expelida do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

3.Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos suscetíveis a sofrerem com a osteoporose.

4.Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso organismo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento

5.Aumenta a sensação de bem-estar

Uma caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima

6.Deixa o cérebro mais saudável

Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sinaliza que há um efeito antienvelhecimento na caminhada, pois aumenta circuitos cerebrais e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção.

7.Diminui a sonolência

A caminhada faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício.

8.Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostraram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo por causa do aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

9.Controla a vontade de comer

Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

10.Protege contra derrames e infartos

O hábito de caminhar mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto.

11.Diabetes

A insulina, substância responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada por causa da maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Fonte: https://www.felizmelhoridade.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO