Dia Internacional da Mulher – Saiba a origem dessa data e sua importância nos dias atuais

Dia Internacional da Mulher

O dia internacional da mulher é celebrado anualmente, todo dia 8 de março e representa um momento de resistência e luta.

Entenda a origem da data e como procedeu sua oficialização, bem como a importância dela nos dias atuais.

A origem da data

A história por trás da origem do Dia da Mulher é cheia de controvérsias.

Uma das versões contadas, diz respeito ao incêndio da fábrica TriangleShirtwaist, em Nova York, onde 149 pessoas morreram, sendo a maioria delas mulheres. Esse evento, serviu para levar à tona as péssimas condições de trabalho em que as mulheres eram sujeitas naquele lugar.

Já outros, indicam seu início em 1917, ainda na Rússia Imperial, quando no dia 8 de março cerca de 90 mil operárias russas saíram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho e para a economia. Nos anos seguintes, o dia da mulher passou a ser comer comemorado naquela mesma data pelos blocos soviéticos e movimentos socialistas.

Apesar das divergências a respeito da trajetória que levou a escolha dessa data, ambas teorias indagam situações de lutas e resistências, trazendo à tona as péssimas condições de trabalho, na qual, as mulheres eram subordinadas.

Hoje, sobretudo, essa data serve para refletirmos sobre a importância da luta pela igualdade de gênero e para atiçar protestos por todo mundo, aproximando-se das ações de luta que ocorreram em fábricas dos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

 Oficialização do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU), oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, cerca de 100 países celebram essa data, sendo até feriado em alguns, como na própria Rússia.

Essa data serve para reforçarmos a luta contra a desigualdade de gênero, principalmente, em nosso país, tendo em vista que as condições de trabalho para as mulheres aqui, ainda são piores em relação a dos homens.

Importância dessa data nos dias atuais

Em muitos países o Dia Internacional da Mulher já é celebrado. Na China, por exemplo, nesse dia as mulheres trabalham metade do expediente.

No Brasil, assim como em alguns outros países, essa data ganhou um lugar muito importante para o comércio, pois muitas pessoas, em sua maioria, maridos costumam presentar suas esposas nesse dia como homenagem.

Contudo, não podemos esquecer da real importância desse dia nos dias atuais. O Dia Internacional da Mulher serve para reforçamos a luta pela desigualdade de gênero eclaro, lembrar que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como o da violência doméstica, assédio sexual e a diferença salarial.

Devemos utilizar essa data para refletirmos em direitos que ainda não foram conquistados pelas mulheres em nossa sociedade e pensar como podemos reverter isso.

Gostou do texto? Então, o que acha de compartilhá-lo com seus amigos?

Conheça o Instituto Pinheiro

O Instituto Pinheiro é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em agosto de 2008, visando à promoção de ações de caráter informativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo, apoiando e divulgando atividades e informações ligadas à cultura, educação, lazer, saúde, entre outras.

Atualmente estamos desenvolvendo trabalhos com ONGS parceiras, desenvolvendo atividades com a terceira idade.

Levando aos idosos carinho, atenção e proporcionado bem estar e qualidade de vida.

Texto por Ana Flávia Paula.

O que dizem sobre “Dia Internacional da Mulher – Saiba a origem dessa data e sua importância nos dias atuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO