Memorable – Curta metragem que concorreu ao Oscar 2020 explora rotina de indivíduo com alzheimer

Memorable - Curta indicado ao Oscar 2020

Este curta oferece uma interpretação, um olhar muito pessoal e poético sobre essa degeneração neurológica. Mesmo que o final seja triste e inevitável, ‘Mémorable’ permanece acima de tudo um filme de amor.

https://www.uol.com.br

Embora não tenha levado o Oscar como Melhor Curta Metragem Animado, em Memorable Bruno Collet traz um olhar inédito para os efeitos que o Alzheimer pode causar na vida de uma pessoa no sensível Memorable. Acompanhando o processo de envelhecimento de um pintor, o diretor foca não em como as pessoas ao redor reagem ao agravamento da sua doença, como é convencional, mas sim em como isso muda a percepção do próprio indivíduo afetado.

Diferentemente dos demais curtas, cujos diretores tiveram algum tipo de inspiração na própria experiência para criar suas tramas, aqui Collet usou a vida do artista William Utermohlen como ponto de partida. “Ele foi um pintor que tinha Alzheimer e fez autorretratos ao longo da sua vida, mesmo quando estava muito doente”, explicou ao Deadline“É muito tocante, porque se você observar suas obras dá para ver a evolução da doença do começo ao fim”.

De modo análogo, o diretor usa a arte para colocar o espectador no lugar do seu protagonista. Inicialmente, apenas o médico é retratado de uma forma curiosa – assustadora, até. Depois, seus filhos ganham traços abstratos. Quando a doença chega ao seu estágio mais avançado, sua esposa, isto é, sua grande musa, se torna meros pingos de tinta.

Para este projeto, Collet combinou stop-motion e efeitos 3D feitos em computador – veja os bastidores no vídeo acima. O resultado, desenvolvido no correr de nove meses, já foi premiado como Melhor Curta no Festival de Cinema de Animação de Annecy.

Fonte: Omelete

OFICINA DE MEMÓRIA:
Ao longo do processo de envelhecimento é muito comum alterações da memória. Por isso, a Oficina de Memória – oferecida gratuitamente em diversos locais de atendimento do Instituto Pinheiro, visa fornecer informações sobre a sua dinâmica de funcionamento, além de ensinar técnicas e praticar exercícios que buscam compensar essas alterações, aumentando assim o potencial desta importante função cognitiva.

Instituto Pinheiro – Oficina de Memória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO