Dicas valiosas de como envelhecer com saúde e independência

O Viver Ativo e Saudável convida você a livrar-se de todos os preconceitos e quebrar os paradigmas mais enraizados no que se refere ao Envelhecer.

O Viver Ativo e Saudável convida você a livrar-se de todos os preconceitos e quebrar os paradigmas mais enraizados no que se refere ao Envelhecer.

Acredito que todos nós sonhamos em envelhecer com dignidade, saúde, bem-estar e independência, não é mesmo?

Mas para que isso aconteça você precisa estar atendo e aprender o que fazer para tornar sua caminhada mais longeva e saudável.

Como envelhecer com saúde e independência?

Adoramos quando pesquisas (nacionais e internacionais) fundamentam os nossos artigos.

Por isso, sempre que encontramos, fazemos questão de mostra-las aqui para você ficar por dentro do que a ciência estuda, pesquisa e confirma.

Em 2015 alguns pesquisadores da Noruega, na Universidade de Oslo, chegaram à conclusão que praticar exercícios físicos pode fazer você viver por mais 5 anos.

Essa conclusão não foi por acaso.

Eles observaram que:

Quase 6 mil noruegueses, com cerca de 68 a 77 anos de idade, foram analisados e constataram que as pessoas ativas conseguiram elevar suas expectativas de vida.

Perceberam também que os benefícios são tão bons quanto aqueles promovidos quando largam o vício de fumar, por exemplo.

Você pode estar pensando: “Nossa, mas eles devem passar horas e horas em academias, ser idosos sarados e profissionais”.

Mas não foi isso que eles apuraram.

Os pesquisadores verificaram que aqueles idosos que efetuavam pelo menos 3 horas de exercício físico por semana (quer de baixa intensidade, moderada ou alta), obtiveram pelo menos 5 anos a mais que os que não realizavam atividade física, ou que praticavam abaixo de 3 horas semanais.

Sendo assim, realizar 30 minutos diários favorecem a diminuição do risco de óbito entre idosos.

O mais legal é que essa pesquisa revelou que não existe um exercício melhor do que o outro.

Ou seja, você tem o poder de escolher (juntamente com um profissional capacitado) qual o exercício que mais gosta e mais indicado para suas habilidades corporais.

Aspectos que ajudará você envelhecer com saúde e independência

O Ministério da saúde afirma que é preciso adotar medidas globais (na esfera social, emocional e física) com o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida do idoso no Brasil.

Com isso, pode-se ter um maior controle dos aspectos:

  • Sua habilidade funciona: que se refere a aptidão em praticar as tarefas de seu cotidiano;
  • Seu estado de saúde: que está relacionado aos acontecimentos, constantes ou não, mas que demandam certa prudência.
  • Seus hábitos diários: relativos a alimentação, realização de atividades físicas/mentais, vida profissional e lazer.

Há algum tempo que o termo saúde já não é mais conceituado, simplesmente, pela inexistência de doenças.

Hoje os especialistas afirmam que é possível ter uma doença e ser saudável.

Como também é possível não possuir doença e mesmo assim não ser saudável.

Baseado nesta percepção, quando bem orientado por especialistas, médicos, ou profissionais da saúde, é iminente ser uma pessoa mais saudável.

Desta forma, conquistará o tão esperado envelhecer com saúde e independência na sua melhor idade.

Dicas valiosas de como você conseguir envelhecer com saúde e independência

Lembre-se que nunca é tarde demais para começar hoje a reverter seus costumes não favoráveis em melhoria saudáveis e contínuas. Vamos as melhores dicas?

  1. Cuide da sua alimentação: com a praticidade da vida moderna, somos empurrados pela mídia, pela pressa e pelo comodismo, a consumir alimentos processados, com nível acentuado de sódio e diversos outros aditivos químicos, que melhoram o sabor mas mascaram o quanto são prejudiciais ao nosso organismo e seu bom funcionamento.
  2. Escolha e pratique atividade física: para os iniciantes, convém procurar primeiro um especialista; aos ativos, habitue-se a realizar o exercício físico que mais possui habilidade e prática. Desta maneira, estarás ampliando suas áreas motoras, promovendo melhor equilíbrio, força muscular, resistência respiratória e física, bem como o beneficiamento na sua flexibilidade.
  3. Esteja atento as vacinas: por conta de tabus e preconceitos, muitos não se deixam vacinar durante as campanhas nacionais. É importante que converse com seu médico e decidam juntos o que é melhor para você. Pois é inevitável compreender que as mudanças do sistema imunológico no idoso existem e precisam de atenção.
  4. Reserve um tempo para seu repouso e lazer: destinar um momento do seu dia ao descanso, proporciona a sua saúde mental mais equilíbrio emocional, assim como promove a sensação de baterias recarregadas, estado psíquico harmônico e funcional. Optar por tarefas prazerosas em seu lazer, também poderão surtir melhores resultados a saúde.
  5. Mantenha uma interação social: somos seres sociáveis, logo precisamos nutrir nossas relações independentemente da idade. Para os idosos essa interação faz parte de uma poderosa fonte de preservação da saúde. Porém, não estamos apenas nos referindo aos contatos com grupos da Melhor idade, mas também do convívio familiar regado de atenção e afeto.

Livre-se de pensamentos que não ajudarão você a ter uma vida longa e saudável.

Procurar um médico para prevenir surpresas desagradáveis é fundamental. Assim como para que seu processo de envelhecimento saudável e independente tenha sucesso.

Ser saudável é muitas vezes sinônimo de independência física e emocional.

Fonte: https://ativoesaudavel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!