10 benefícios da acupuntura para a terceira idade

acupuntura é utilizada há milhares de anos no tratamento de doenças. No idoso, especialmente no idoso frágil, o tratamento por acupuntura tem peculiaridades. Um dos principais preceitos recomenda aplicá-la conforme as condições da pessoa.

Benefícios da acupuntura

1. Ajuda a emagrecer

A acupuntura colabora com o emagrecimento porque trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e os níveis de glicose no sangue.

2. Melhora a dor nas costas

O uso da acupuntura para tratar a dor lombar é bastante documentando na literatura científica, principalmente para tratar a dor crônica – que é definida como a dor que persiste por mais de três meses.

3. Reduz o Estresse

As pesquisas sobre os benefícios da acupuntura concentram-se nos efeitos da terapia sobre a ansiedade e o estresse. Estudos recentes demonstram que a acupuntura é eficiente neste tratamento porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como por exemplo, o cortisol.

4. Diminui problemas estomacais

De acordo com um estudo publicado por pesquisadores brasileiros outro dos benefícios da acupuntura é aliviar a azia e a má digestão em mulheres grávidas.

5. Traz alívio para as dores de cabeça

Produz um feito anti-inflamatório, analgésico e atua como um relaxante muscular, aliviando tanto a cefaleia como a enxaqueca crônica.

6. Reduz os efeitos colaterais da Quimioterapia

Alguns sintomas associados ao tratamento do câncer com quimioterapia – como febre, náuseas, depressão, boca seca, constipação, diarreia e suor noturno – podem ser minimizados com sessões de acupuntura.

7. Minimiza sintomas de depressão e ansiedade

Ela também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).

8. Previne e ameniza sintomas de alergias

Uma pesquisa alemã publicada no periódico Annals of Internal Medicine relatou que, após serem tratados com a técnica chinesa, os participantes constaram um alívio nos sintomas da alergia.

9. Trata incontinência urinária

Problemas com incontinência urinária também podem ser tratados pelo conceito da Medicina Tradicional Chinesa, tanto para pacientes adultos quanto em crianças.

10. Alivia sintomas da menopausa

A diminuição dos níveis de estrogênio é a responsável pelos calorões que incomodam muito as mulheres na fase da menopausa. As agulhas podem aliviar este indesejado sintoma da idade.

A acupuntura tem um efeito sobre as estruturas do cérebro que coordenam as funções hormonais. Ao estimulá-las, a terapia não só combate os fogachos como melhora a ansiedade, o sono e a secura vaginal.

Fonte: https://www.felizmelhoridade.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO