Prevenção do alzheimer: confira essas 4 dicas

Como ele surge, como cuidar de alguém que possua tal diagnóstico, e assim por diante. No post de hoje nós falaremos sobre a prevenção do alzheimer.

Se você acompanha o nosso blog semanalmente, sabe que frequentemente trazemos posts que falam sobre o Alzheimer. Já explicamos como ele surge, como cuidar de alguém que possua tal diagnóstico, e assim por diante. No post de hoje nós falaremos sobre a prevenção do alzheimer, ou seja, como você pode evitar seu surgimento por meio de bons hábitos. Confira!

4 dicas para prevenir o Alzheimer

Praticar atividades físicas regularmente, acostumar o seu corpo a comer de forma saudável, mantendo uma dieta equilibrada e manter a mente sempre em funcionamento, são algumas das medidas mais básicas. Porém, são muito importantes para retardar e, em muitos casos, evitar o Alzheimer e o Parkinson.

Por mais que isso não seja surpresa para ninguém, há alguns anos o Relatório Global de Alzheimer, divulgado anualmente pela ONG Alzheimer’s Disease Internacional, mostrou que isso é realmente verídico.

Segundo os estudos feitos naquele ano, existem evidências científicas que comprovam que, possuir hábitos alimentares ruins, sofrer de hipertensão ou ter vício em cigarros são alguns dos fatores diretamente associados ao aparecimento de doenças neurodegenerativas nos idosos.

Sendo assim, ficou claro que existem alguns bons hábitos e mudanças de comportamento que pode combater a doença, ou fazer com que ela chegue bem mais tarde do que o normal.

Veja a seguir 4 dicas principais para prevenção do Alzheimer!

Mente ativa é sempre bem vinda

Nós sempre fazemos posts falando do quão importante é manter a mente de um idoso bem ativa. Ler, estudar, aprender novos talentos, fazer novos amigos e conviver com pessoas diferentes, são algumas das atividades que ajudam a estimular os nossos neurônios a criar melhores conexões.

Para que você possa ter uma noção maior, se o sistema cognitivo do idoso estiver inativo, as chances de ter Alzheimer sobem para 19%, segundo os estudos do neurologista da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Bertolucci. Então, adote esse hábito na sua vida para garantir a prevenção do alzheimer.

Dormir é bom e todo mundo gosta

Não existe nada mais gostoso do que dormir, né? Pois é, além de prazeroso, ter uma boa noite de sono é indispensável para manter a nossa cabeça nos trilhos, uma vez que é durante o sono que os nossos conhecimentos adquiridos durante o dia são gravados.

Relaxe bem antes de deitar e durma sem interrupções, pois assim o ciclo do sono será concluído completamente.

Exercícios

As atividades físicas, como já falamos aqui, trazem inúmeros benefícios, dentre eles, a proteção do indivíduo contra demências, e consequentemente a prevenção do Alzheimer, uma vez que durante a prática, nosso corpo libera neurotrofinas, que nada mais são do que substâncias que ajudam a nossa memória.

Você é o que você come

Por último, mas não menos importante, alimentação. Comer equilibradamente e de maneira saudável é importante para deixar o nosso corpo funcionando da melhor forma.

Inclua frutas, verduras, peixes, cereais e azeite em sua dieta. O ômega-3, por exemplo, que é encontrada em peixes, reduz os riscos de diminuição da capacidade cognitiva.

Fonte: https://www.casaderepousoemfamilia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO