Artrite e Artrose: dicas para prevenir

A artrite e a artrose (também conhecida como osteoartrose) são processos inflamativos e degenerativos de uma ou várias articulações do corpo.

A artrite e a artrose (também conhecida como osteoartrose) são processos inflamativos e degenerativos de uma ou várias articulações do corpo, causando dores intensas e rigidez. Apesar de poder acontecer com qualquer pessoa, são bastante frequentes entre idosos. Por isso, separamos algumas recomendações para preveni-las:

  1. Emagrecer. O sobrepeso e a obesidade estão associadas entre as mulheres à osteoartrose de joelho, e em menor grau à de quadril. As chances de uma mulher ter osteoartrose de joelho aumentam em 60% para cada 5 kg de peso a mais. Além disso, as mulheres que perdem 5 kg de peso reduzem em 50% seu risco de desenvolver osteoartrose de joelho.
  2. Praticar atividade física. A fraqueza do quadríceps, músculo que fica na frente da coxa, está associada ao desenvolvimento de osteoartrose no joelho. Os melhores são os exercícios resistidos (aqueles realizados contra alguma forma de resistência à contração muscular) que fortalecem os músculos, e os de alongamento, que permitem um ângulo de movimentos adequado.
  3. Comer bastante frutas, verduras e legumes. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam ao menos 400g desses alimentos por dia, e numa série de estudos observou-se que a quantidade ótima era a partir de 600g por dia. No caso da osteoartrose, uma alimentação rica em vitamina C ou D diminui em três vezes o surgimento e/ou a piora da osteoartrose.
  4. Ser cauteloso com esportes de impacto, como por exemplo o futebol. Acredita-se que o risco possa ser minimizado através do treinamento adequado e, no caso de uma lesão, através da completa recuperação da junta envolvida antes do retorno ao esporte.

Fonte: http://grupoconviva.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!