Caraguatatuba Inaugura Trilha Para Pessoas Com Deficiência e Idoso

Idosos e pessoas com deficiência (PcD) terão uma nova oportunidade de lazer acessível no município. Foi inaugurada nesta sexta-feira (30/08).
Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos

Idosos e pessoas com deficiência (PcD) terão uma nova oportunidade de lazer acessível no município. Foi inaugurada nesta sexta-feira (30/08), a “Trilha das Palmeiras”, no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.

#PraCegoVer: Momento de inauguração da Trilha das Palmeiras, aonde uma atleta cadeirante vestindo azul, corta uma fita vermelha com um laço. Atrás, autoridades e visitantes observando. (Fotos: Luis Gava/PMC)

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo.

O percurso foi realizado por idosos e atletas com deficiência (ACD) da equipe de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba. Francisco Carlos Oliveira, de 58 anos, sofreu um acidente em 2011 e teve seus movimentos reduzidos.

#PraCegoVer: Deficientes visuais caminhando na trilha acessível. (Fotos: Luis Gava/PMC)

Emocionado, Francisco contou a sensação de poder realizar novamente uma trilha. “Foi uma emoção tremenda. Desde o acidente é muito difícil encontrar lugares acessíveis deste jeito. Me dá até um nó na garganta. Vou voltar diversas vezes aqui com minha família. Vai ser divertido”, relatou Oliveira.

A paratleta Débora Ferreira, de 47 anos, apresenta sequelas de lesão medular e ao chegar ao final da trilha relatou que foi como voltar ao tempo. “Eu passei a minha infância neste rio, vivia aqui. Após a lesão não consegui voltar. É muito emocionante saber que terei a oportunidade novamente. Muito obrigada!”, disse.

Participaram da cerimônia cerca de 100 pessoas. Entre eles, o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior; secretários municipais; o gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema; o diretor e o gerente do Litoral Norte da Fundação Florestal, Diego Hernandes e Leandro Oliveira, respectivamente, além do representante da Pedreira Massaguaçu, Benedito Nilson Marioto, responsável pela construção da trilha por uma compensação ambiental.

O gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema, explicou como devem ser agendadas as visitas na Trilha das Palmeiras. “O agendamento é bem simples, podem ser realizadas pelo nosso site ou por telefone. Idosos e PcD são isentos das taxas. E assim, a pessoa escolhe se ela quer realizar a trilha com monitor ou não”, contou.

#PraCegoVer: Equipes de atletas com deficiência (ACDD) da Prefeitura e os funcionários do Parque Estadual. (Fotos: Luis Gava/PMC)

“Eu estou muito feliz com a inauguração. Me enche de emoção, fazer parte do projeto. É algo que vai ficar sempre na minha memória. Esta é a única trilha do Estado de São Paulo, onde pessoas em cadeiras de rodas poderão entrar na água da cachoeira com as cadeiras anfíbias”, finalizou.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Aguilar Junior, expressou a felicidade de ter na cidade mais um ponto de acessibilidade. “Estou muito feliz com a iniciativa. É sempre bom ter pontos de acessibilidade na cidade, ainda mais uma trilha como está, onde muitos irão aproveitar a fauna e flora da Mata Atlântica. Espero que muitos aproveitem esta trilha. Parabéns a todos”, contou o Prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO