A origem da depressão pode estar nas mitocôndrias, sugere estudo

Mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com depressão, e a principal explicação para a origem dessa doença é um desequilíbrio bioquímico.

Mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com depressão, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). E a principal explicação para a origem dessa doença é um desequilíbrio bioquímico no cérebro que leva à diminuição de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, caso da dopamina e da serotonina, por exemplo.

Mas um time de pesquisadores da Universidade de Victoria, no Canadá, suspeita que a causa da tristeza profunda seja, na verdade, o mau funcionamento das mitocôndrias, organelas responsáveis por fornecer energia para as células. A neurocientista Lisa Kalynchuk e sua equipe perceberam que quando as mitocôndrias não trabalham corretamente a produção de uma proteína chamada reelin é afetada. Isso é um problema porque ela tem como uma de suas principais funções reforçar a comunicação entre as células nervosas – processo pelo qual os tais neurotransmissores desempenham seu papel.

Não à toa, os experts canadenses notaram que baixos níveis de reelin estão associados a sintomas de depressão tanto em animais quanto em humanos. Em experimentos com ratos depressivos, Lisa viu que reforçar a dose dessa proteína contribuiu para deixar os bichinhos mais felizes. “Estamos tentando propor novas teorias neurobiológicas para as causas da depressão, o que poderia ser usado posteriormente para desenvolver tratamentos mais rápidos e eficazes”, diz a pesquisadora.

O próximo passo da equipe da Universidade de Victoria é entender quais outras células e sistemas estariam ligados à doença e como poderiam ajudar na descoberta de futuras terapias.

Fonte: https://super.abril.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO