SP começa campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

Veja aqui qual a UBS mais próxima da sua residência.

Começa nesta segunda-feira (23) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe (influenza e H1N1) na cidade de São Paulo, para os grupos prioritários. Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vacinas estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Veja aqui qual a mais próxima da sua residência.

Nesta primeira etapa, serão imunizadas todas as pessoas com idade a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.

A partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Algumas Unidades Básicas de Saúde fazem esquema especial para o público de risco do coronavírus. Em Ribeirão Pires, carros formavam fila para a vacinação ‘drive-thru’ nesta manhã.

Vacinação em Ribeirão Pires tem esquema especial  — Foto: Edgar Ferreira/Arquivo Pessoal

Vacinação em Ribeirão Pires tem esquema especial — Foto: Edgar Ferreira/Arquivo Pessoal

A terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, irá contemplar as crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Neste mesmo dia acontecerá o dia “D” de mobilização nacional de vacinação. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

Para evitar a aglomeração de pessoas por causa do combate à Covid-19, a prefeitura informou que montará salas especiais para atender os idosos, e que “organiza, por meio das visitas feitas pelas Equipes de Estratégias da Família, a vacinação extramuros e em domicílio, para os casos prioritários”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, em unidades maiores, onde há estacionamento, serão montadas tendas para vacinação rápida e triagem, para evitar que os idosos fiquem entrando e saindo da unidade.

Na tarde deste domingo (22), o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu que a vacinação no país ocorra sem tumulto e que pessoas de fora do grupo não passem na frente, para que não falte vacina para o idoso. “Não formem filas indianas, um atrás do outro, deem um espaçamento”, alertou.

Vacinação grátis em farmácias

O Governo de São Paulo anunciou que a vacina contra a gripe será oferecida gratuitamente em farmácias a partir do dia 13 de abril. Até 1 mil farmácias ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) participarão da campanha.

“A decisão foi feita em conjunto pela Bifarma, secretaria da Saúde, Ministério da Saúde, e eu entendo que é muito importante porque vai desafogar os postos de todo o estado. O objetivo é vacinar, é extremamente importante vacinar contra o vírus Influenza, mas que essa vacinação não provoque filas”, disse o médico David Uip, coordenador do centro de contingência contra o coronavírus em São Paulo.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/23/sp-comeca-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-nesta-segunda-feira.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO