10 Dicas de limpeza da casa contra o COVID-19

10. Alimentos na despensa ou recém chegados da rua

Lave tudo que for latas, enlatados, caixas de alumínio, frutas e verduras antes de coloca-los na geladeira e despensas. Vale também para os biscoitos, caixas de papel, garrafas pet. Passem um paninho de preferência descartável nas embalagens plásticas, sacos, vidros, pet enfim. Use álcool em gel ou sabão de coco diluído. Importante que tudo que já estiver guardado e tudo que você trouxe para casa seja higienizado.

9. Quarto e Roupa de cama

Há cada de três dias troque as roupas de cama, lençóis, toalhas de banho e se possível não lave-os imediatamente. Mantenha as janelas abertas, o ambiente arejados. Ventiladores e ar-condicionado devem ser limpos regularmente.

8. Áreas externas

Lave o quintal, varandas, regue as plantas e cuidado com os pratinhos com água devido a dengue. Importante sempre passar um pano com cloro todos os dias no chão e bancadas, caso não seja possível lavar dia sim e dia não.

7. Cozinhas

Passe álcool em gel nas maçanetas de armários, portas e bancadas. No chão cloro ou sabão de coco diluído em água. Ferva a água e jogue dentro da pia, e nos pratos e talheres que ficam expostos nos escorredores, assim que secar, guarde-os em lugar devidamente higienizado.

6. Após voltar da rua

Tire a roupa logo na entrada de casa e leve-os à área de serviço para lava-los. Tenha um chinelo para usar dentro de casa ou lave a sola dos sapatos e chinelos antes de entrar. Não use roupa que foi a rua dentro de casa. Tome um banho e coloque roupas limpas. Nunca deite em cama ou sofá assim que chegar em casa.

5. Animais de estimação

Um vez na semana dê banho de sabão neutro, sabão de coco, shampoo próprio para animais. Mantenha as mucosas dos olhos (onde cria remela) com soro fisiológico, e as patas lave com água e sabão neutro, caso eles fiquem em área externas ou após qualquer ida a rua, se for necessário. Evite expor seu animal a rua. Animais não transmitem o vírus, mas estamos falando aqui de higiene ok?!

4. Banheiro

Importante sempre lavar, o vírus pode ser transmitido pelas fezes e urinas, por isso coloque cloro no vasos. Mantenha as pias higienizadas, use álcool em gel, sabão de coco, neutro, sabão pedra, detergentes, principalmente após usa-las para escovar os dentes. Não deixe acumular cabelo nos ralos. Mantenha o ambiente arejado e abaixe a tampa para dar descarga.

3. Roupas

Após lava-las, passe-as e guarde-as em ambiente limpo. Não adianta deixar no cesto ou acumulada em um armário.

2. Utensílios domésticos

Não compartilhe copo, talheres, comida, bebida. Ideal é escolher um copo para cada e cada um ser responsável por deixa-los limpos após usa-los. Mantenha tudo separado do idoso da casa. Importante também manter um rodo, pá, vassoura para uso de quintal e uso de dentro de casa e uso de banheiro.

1. Eletrodomésticos

Importante limpar os celulares, TV, controles remotos, rádio, sanduicheira, liquidificador, microondas, ou seja, a ordem é limpar após o uso ou conservar a limpeza mesmo que não usados.

Fonte: Lista 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO