Alimentação Saudável na Terceira Idade

Alimentação Saudável na Terceira Idade

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Recebemos a Nutricionista Mariane Bagodi – que também lidera a oficina de “Padaria Artesanal” no Polo Cultural do Idoso – Cambuci, para falar sobre dicas de uma alimentação saudável na terceira idade.

A Mariane nos apresentou 10 dicas para uma alimentação saudável:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  3. Limitar o consumo de alimentos processados;
  4. Evitar o consumo de alimentos ultra processados;
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia; 
  6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados; 
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora; e
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Além disso, a Mariane também nos apresentou o “Guia Alimentar para a População Brasileira” produzido pelo Ministério da Saúde e de distribuição gratuita. Você também pode baixar o guia clicando aqui.

A turma da oficina de Padaria Artesanal já aplica as dicas de alimentação saudável no dia a dia das aulas, quer participar também? Matricule-se diretamente no Polo Cultural do Idoso – Cambuci.

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