‘Vovó mochileira’ vende tudo e usa dinheiro para viajar sozinha: ‘Grande experiência’

Mochileira depois dos 60, a aposentada Ana Laura de Queiroz vendeu todos os bens materiais que tinha para viajar pelo Brasil. A moradora de Guarujá.

Ana Laura de Queiroz, atualmente com 66 anos, passou um ano viajando por todos os estados do país

Mochileira depois dos 60, a aposentada Ana Laura de Queiroz vendeu todos os bens materiais que tinha para viajar pelo Brasil. A moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, percorreu sozinha, durante um ano, os 26 estados do país e o Distrito Federal, conhecendo 117 cidades.

Ana Laura viveu a infância em Araçatuba, no interior de São Paulo. Já adulta, ela morou em São Paulo, Bertioga e Santos. Em 2004, voltou a viver em Araçatuba, pois o marido estava doente e eles queriam ficar próximos da família.

“Depois que meu marido morreu, passei por momentos muito difíceis. Tínhamos uma empresa e falimos, perdi a minha casa e todos os bens materiais. Vim recomeçar em Santos, com a ajuda de um casal de amigos que me deu emprego.”

Aposentada afirma que viagem pelo Brasil foi libertadora e a fez voltar totalmente transformada — Foto: Arquivo pessoal Aposentada afirma que viagem pelo Brasil foi libertadora e a fez voltar totalmente transformada — Foto: Arquivo pessoal
Aposentada afirma que viagem pelo Brasil foi libertadora e a fez voltar totalmente transformada — Foto: Arquivo pessoal

Após passar alguns anos em Santos, Ana teve a oportunidade de trabalhar em São Paulo, período em que viveu em um quarto alugado e retomou sua vida financeira. “Em 2016, parei de trabalhar e decidi fazer a minha viagem. Vendi todos os bens materiais e fui viajar. Minha aposentadoria e a pensão que recebo pelo meu marido também ajudaram a me manter”.

Há exatos dois anos, ela embarcava para sua mais nova experiência. Ana Laura conta que, desde então, conheceu todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. “Devo ter passado por quase 120 cidades. Criei muitos vínculos e conheci muitas pessoas. Nunca tinha viajado sozinha. Foi um grande desafio, mas libertador”, afirma.

Ana Laura teve a oportunidade de conhecer e entender diferentes culturas durante sua viagem — Foto: Arquivo pessoal Ana Laura teve a oportunidade de conhecer e entender diferentes culturas durante sua viagem — Foto: Arquivo pessoal
Ana Laura teve a oportunidade de conhecer e entender diferentes culturas durante sua viagem — Foto: Arquivo pessoal

Eternizando experiências
“Comecei a viagem com o Norte do país, em Belém. Depois fui conhecer Oiapoqui [município de Amapá], porque quando estava no ginásio à professora de Geografia mostrou o mapa do Brasil e falou que o ponto norte mais distante do país era lá. Quando olhei, pensei, um dia quero conhecer esse lugar”, diz.

Como mochileira, a aposentada levou apenas as roupas, dinheiro e documentos pessoais que possuía. De todas as pessoas que conheceu, ela relata que Dona Fátima, uma moradora de Fortaleza, foi uma das mais importantes. “Ela me acolheu como parte da família. Jamais esquecerei. As janelas da mente se abrem quando você está consigo mesma. Eu refleti e aprendi muito. Foi uma troca maravilhosa de experiências com as pessoas que conheci”, destaca.

Sozinha pelo Brasil, a aposentada resolveu conhecer todos os lugares que conseguisse durante um ano — Foto: Arquivo pessoal Sozinha pelo Brasil, a aposentada resolveu conhecer todos os lugares que conseguisse durante um ano — Foto: Arquivo pessoal
Sozinha pelo Brasil, a aposentada resolveu conhecer todos os lugares que conseguisse durante um ano — Foto: Arquivo pessoal

No retorno ao litoral, Ana Laura resolveu alugar uma casa em Bertioga e começou a se dedicar a escrever um livro sobre sua trajetória. Depois de finalizá-lo e entregá-lo na editora, ela retomou sua vida normalmente.

“O mais gratificante nesta viagem foi ter a liberdade de fazer o que eu queria, seguir o meu ritmo, o meu roteiro. Eu não assistia TV, apenas quis viver aquele momento e me permiti fazer isso. Foi uma grande experiência”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO