Com quantos anos se é idoso?

Vários países defendem a revisão desta fronteira, tendo em conta os ganhos na esperança de vida. Japão propõe início da velhice só aos 75.

Desde 1944 que os 65 anos marcam a entrada na terceira idade. Vários países defendem a revisão desta fronteira, tendo em conta os ganhos na esperança de vida. Japão propõe início da velhice só aos 75.

Os transportes ficam a metade do preço, a vacina da gripe a custo zero e os bilhetes de cinema passam a ter descontos. Há mais de meio século que fazer 65 anos é a porta de entrada na terceira idade. Só que envelhecer já não é o que era. Está provado que os 70 anos de hoje são os antigos 60 e isso tem levado demógrafos de vários países a questionar se faz sentido continuar a definir como idoso quem ainda não o é.

“Se é indiscutível que as pessoas idosas de hoje são diferentes das de há cinco décadas e que os idosos do futuro serão diferentes dos atuais, faz então todo o sentido adaptar a medição do envelhecimento ao processo de mudança social em curso”, defende a demógrafa Maria João Valente Rosa, considerando que os atuais critérios estatísticos estão a desfocar a forma como a realidade é captada. “É uma prioridade rever as métricas”, diz.

Fonte: https://expresso.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!