Higienização: Veja como cuidar dos dentes na terceira idade: Se liga nas dicas

BRASIL – A desatenção com os cuidados dentários durante a vida adulta podem causar a perda dos dentes e doenças bucais, e isso não é diferente na terceira idade. Embora pareça comum e até mesmo normal que os idosos cheguem à velhice sem parte dos dentes naturais, a perda da dentição pode desencadear problemas de saúde. Portanto, os cuidados devem ser redobrados nessa fase da vida.

Como cuidar dos dentes na terceira idade?  

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2010 mostrou que, naquele período, cerca de 80% dos idosos no país tinham menos de 20 dentes. Os problemas na gengiva e o consumo de açúcares seriam as principais causas. A dificuldade na higienização por conta da diminuição da agilidade e da destreza nos movimentos também contribuía.

Portanto, algumas dicas podem ajudar muito a manter a saúde bucal e a integridade dos dentes na terceira idade:

* Visitas periódicas ao dentista são essenciais. Ao menos uma visita anual é indispensável, para a realização de limpeza e também para a avaliação das condições da saúde bucal.

* Dentes desalinhados podem causar problemas digestivos, de fala, de respiração, e até mesmo agravar quadros como a apneia do sono – em que ocorrem interrupções da respiração durante a noite. Além do cuidado com a estética dental e a beleza do sorriso, o uso de aparelho dentário na terceira idade é recomendado para corrigir estes e outros problemas.

* Escovação após as refeições e, no mínimo, três vezes ao dia, é de suma importância. O uso do fio dental deve ser realizado diariamente também, tornando a limpeza ainda mais eficaz.

* Quem utiliza próteses – fixas ou móveis – deve redobrar o cuidado na higienização, de forma a evitar contaminações por bactérias ou outros microorganismos que possam causar doenças bucais.

* Para quem possui sensibilidade, é importante ter atenção ao ingerir alimentos muito quentes, muito frios, amargos ou doces. O uso de um creme dental específico para este problema pode trazer mais conforto.

* Cuidar das condições de saúde e fazer o tratamento adequado de doenças como diabetes, problemas cardíacos e câncer ajuda a conservar a saúde dos dentes.

* Evite tratamentos caseiros ou que se dizem milagrosos, pois eles podem piorar problemas já existentes. Converse sempre com o seu dentista.

Fonte:http://www.rondonoticias.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO