Equilíbrio

Com o avançar da idade sabemos que várias alterações fisiológicas irão acontecer, dentre elas a perda de força muscular que resulta na diminuição

Com o avançar da idade sabemos que várias alterações fisiológicas irão acontecer, dentre elas a perda de força muscular que resulta na diminuição do equilíbrio dos idosos.

A capacidade de manter o equilíbrio torna-se diminuída com o envelhecimento, o que pode ser resultado das mudanças inerentes ao processo e, a queda pode ser o primeiro indicador de falha dos sistemas nervoso e musculoesquelético, representando um processo de deterioração física com instalação da fragilidade e predisposição a queda que pode ser um evento fatal (GAI et.al., 2010).

Muitas vezes o idoso se sente muito fragilizado e dependente, pois normalmente precisa de um acompanhante para sair de casa, já que este tem medo e se sente inseguro ao se locomover.

Essa situação faz com que muitos se acomodem dentro de suas casas e percam o convívio social.

O método Pilates detém de muitos acessórios e exercícios que podem ser feitos com o objetivo de melhorar o equilíbrio dos idosos. A bola suíça e o bosu são os elementos mais frequentemente utilizados no Método para esse fim, além de discos de equilíbrio, rolos, cama elástica, etc.

Os exercícios que trabalham o equilíbrio dos idosos dentro do Pilates ajudam na prevenção de quedas, fazendo com que haja uma melhor resposta do sistema musculoesquelético às variações de postura.

Além de promover ganhos psicosociais, melhorando a auto estima do idoso, já que muitas vezes ele é surpreendido por um exercício que acha que não seria capaz de fazer e o faz com êxito.

Fonte: https://universidadedaterceiraidade.wordpress.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO