Os principais direitos do estatuto do idoso

Aprovado em 2003, o Estatuto do Idoso gerencia e organiza todas as leis que garantem o bem estar e direitos daqueles que se encontram na terceira idade.

Aprovado em 2003, o Estatuto do Idoso gerencia e organiza todas as leis que garantem o bem estar e direitos daqueles que se encontram na terceira idade. Por mais que já existisse na época a Política Nacional do Idoso, criada em 1990, fez-se necessário a criação de algo mais abrangente, daí surgiu o estatuto. Sem contar que com ele foi possível inserir penas mais severas para quem infringir os direitos dos idosos ou abandoná-los.

Por que é importante saber desses direitos?

Seja um idoso ou não, é fundamental conhecer seus direitos como cidadão para ter o poder de reivindicá-los caso eles sejam infringidos, por isso não apenas os idosos devem ter ciência de seus direitos, mas todos nós.

Um dia chegaremos à terceira idade, e se soubermos quais direitos temos, será mais fácil ter uma vida tranquila e saber a hora em que se pode recorrer ou não. Sem contar que é através desse conhecimento que poderemos ajudar aqueles que pouco sabem sobre seus direitos, garantindo que eles sejam respeitados  o bem estar do idoso.Confira quais são os principais direitos dos idosos segundo o estatuto:

Saúde

Todos os idosos têm preferência no atendimento do SUS, além disso, também tem acesso garantido aos institutos de previdência de assistência em saúde e não podem ser cobradas taxas adicionais em planos de saúde por conta de sua idade.

Moradia

O idoso tem direito aos programas habitacionais do governo e também à moradia no lar das famílias,

Transporte

Os transportes públicos devem ser gratuitos para aqueles maiores de 65 anos, mas também é válido para os transportes coletivos, desde que o idoso possua renda igual ou menor do que dois salários mínimos.

Lazer

Todo idoso tem direito a pagar apenas a metade do valor em entradas para eventos de cultura, cinema, shows, teatro, etc.

Agora que você já sabe quais são os direitos dos idosos, pode ficar de olho e recorrer caso eles sejam desrespeitados.

Fonte: https://www.casaderepousoemfamilia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO