LIVROS PARA TERCEIRA IDADE INDICADOS PARA ESTIMULAR A LEITURA520

Livros para quarentena

Grande aliada da memória, a leitura é uma atividade fundamental para estimular o cérebro e manter a saúde mental, assumindo grande importância principalmente para a terceira idade.

Se você ainda não tem esse hábito, nunca é tarde para começar. Existem diversos livros para terceira idade que retratam essa fase da vida e são um excelente incentivo para começar a ler.

Neste artigo vamos mostrar para você os benefícios da leitura e de que forma é possível adquirir esse hábito. Por fim, daremos algumas dicas de leitura que você vai adorar. Confira!

POR QUE LER FAZ BEM?

Diversas pesquisas demonstram que a leitura é um ótimo exercício para melhorar a atividade cerebral. O hábito de ler reduz grandemente os riscos de qualquer tipo de demência, melhorando as sinapses que ocorrem entre os neurônios.

Com isso, ela melhora a memória imediata, a tardia e a de trabalho, prevenindo o desenvolvimento de doenças sérias como o Alzheimer.

Da mesma forma, a leitura apresenta culturas e lugares diversos, aumentando nossa empatia e capacidade de entender o próximo. Além disso, diminui o estresse, desenvolve a inteligência e aprimora nossa linguagem.

DE QUE FORMA É POSSÍVEL ADQUIRIR O HÁBITO DE LEITURA?

É sempre interessante começar com assuntos que despertem seu interesse. Busque por fontes que sejam agradáveis de ler, por diversos assuntos e tipos de leitura — como notícias, romances, posts educativos etc.

Para criar o hábito é fundamental que você leia todos os dias. Dá para começar com pequenas leituras diárias e depois aumentar o volume dos textos. O importante é que você goste da leitura para que ela não se torne uma atividade extenuante.

QUAIS LIVROS LER?

Separamos abaixo algumas dicas de leitura com níveis diferentes de complexidade e estilos, com opções que passam da autoajuda até um grande clássico da literatura. Acompanhe.

• COMO TRANSFORMAR A TERCEIRA IDADE NA MELHOR IDADE

Escrito pelo Dr. Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o livro apresenta diversos ensinamentos para melhor aproveitar essa fase da vida. O doutor explica que, por meio de uma transformação consciente, ainda é possível colher novos frutos nesse importante estágio — tudo a partir de uma abordagem médica especializada e, sobretudo, humana.

• CONVERSAS E MEMÓRIAS — NARRATIVAS DO ENVELHECER

Resultado de um projeto inovador realizado por Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues desde 2002, o livro traz diversas histórias contadas por idosos de grupos comunitários da capital de São Paulo.

No projeto, os idosos são convidados a contar suas histórias de uma maneira que eles possam repensar sobre as suas trajetórias e enxergar novos significados em suas vidas. Reproduzidos em forma de crônicas e textos teatrais no livro, os relatos são analisados à luz da psicologia social sobre os efeitos do projeto na saúde e bem-estar dos participantes.

• PARA SEMPRE ALICE

Romance de ficção escrito por Lisa Genova, PhD em neurociência pela Universidade de Harvard, e já adaptado para o cinema, “Para Sempre Alice” aborda um tema delicado em uma comovente história de aceitação. Alice, proeminente professora e pesquisadora conhecida como a mente mais afiada de Harvard, é diagnosticada com mal de Alzheimer aos cinquenta anos.

Precoce, a doença abala a rotina dessa forte mulher acostumada a ter o controle de tudo. Com cada vez mais dificuldades em meio ao caos do esquecimento, Alice aprende a enxergar o mundo de forma diferente, valorizando pequenos gestos, toques e ações que a fazem recordar de quem é e de todos que ama.

• EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO

Obra-prima de Marcelo Proust, esse romance é considerado por muitos como uma bíblia da civilização humana. Dividido em sete volumes, o livro traz diversas memórias do escritor, desencadeadas por meio de diversas sensações, como cheiros, toques, sons e paisagens — reconstituindo toda sua vida.

De leitura complexa, a obra faz uso de alguns recursos linguísticos não tão habituais a leitores principiantes. Mas, exatamente por isso, é uma excelente indicação para quem deseja se aprofundar no hábito da leitura e ampliar seu conhecimento linguístico. Imperdível!

Com todos os benefícios apontados e essas incríveis dicas de livros para terceira idade, você não tem mais desculpas para deixar de ler. Aliás, a leitura deste post já é um excelente começo! Por isso, não pare: descubra também sobre os riscos e os benefícios da inclusão digital para os idosos.

Fonte: https://doctorshoes.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *