A refeição mais importante para os idosos: café da manhã

Tudo muda conforme os anos passam e na nossa alimentação diária não é diferente. Veja abaixo algumas dicas valiosas na hora de preparar um café da manhã

Tudo muda conforme os anos passam e na nossa alimentação diária não é diferente. Veja abaixo algumas dicas valiosas na hora de preparar um café da manhã para idosos que seja delicioso e, ao mesmo tempo, nutritivo e saudável.

Riscos na Alimentação na Terceira Idade

É natural que ao atingir certa idade, idosos passem a se desnutrir com maior facilidade por diversos fatores. A idade pode acarretar, por exemplo, na diminuição de fatores sensoriais como o paladar e o olfato, resultando em grandes reduções de apetite, visto que tais fatores são essenciais para manter a vontade de se alimentar.

Além disso, o uso contínuo de remédios ou a solidão, muito comum no dia-a-dia dos idosos, pode diminuir a ingestão de calorias diárias saudáveis, podendo levar, por exemplo, à anorexia.

Outro fator diretamente afetado pela idade é o metabolismo, que desacelera com o passar dos anos, aumentando a necessidade da ingestão diária de proteínas, carboidratos e fibras, principalmente no momento do café da manhã.

Veja abaixo algumas dicas valiosas na hora do preparo de um café da manhã para idosos, sendo essa a refeição a mais importante do dia.

Carboidratos no Café da Manhã para Idosos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para manter o corpo em movimento e o cérebro a todo vapor. Abaixo, algumas dicas de opções saudáveis de carboidratos para serem ingeridas no café da manhã para idosos:

– Substituir o pão convencional por pão integral;

– Substituir produtos industrializados por alimentos preparados em casa;

– Substituir a farinha branca por farinhas integrais na preparação de bolos e tortas;

– Incluir porções de fibra encontradas na aveia e linhaça, que possuem efeito antioxidante, que auxiliam na diminuição dos níveis de mau colesterol e previnem o envelhecimento das artérias, que podem causar problemas cardíacos.

Proteínas no Café da Manhã para Idosos

As proteínas são essenciais para a manutenção dos músculos, além de proverem uma maior sensação de saciedade e reporem as reservas do organismo utilizadas durante o sono. Abaixo, algumas dicas de opções saudáveis de proteínas para serem ingeridas no café da manhã para idosos:

– Inclua fatias de presunto de qualidade no pão integral com manteiga;

– Adicione queijos com baixo índice de gordura, como o cottage, ricota e minas frescal, que possuem grande teor de proteína;

– Prepare alimentos na base de ovos, como omeletes ou ovos mexidos;

Fonte: https://www.avovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO