Atitudes que ajudam a Envelhecer melhor.

Para alguns, envelhecer significa um grande privilégio e uma grande oportunidade. Porém, esse processo não é algo simples e gratuito.

O que significa envelhecer?

Para alguns, envelhecer significa um grande privilégio e uma grande oportunidade. Porém, esse processo não é algo simples e gratuito. Quanto mais vivemos, mais entendemos o nosso papel na nossa rotina e na construção do nosso envelhecimento.

Para entendermos melhor o processo do envelhecimento, precisamos entender o que significa o metabolismo.

Metabolismo é um conjunto de ações físicas e químicas  que acontecem  no nosso organismo. Está diretamente relacionado aos processos que nosso corpo responde aos estímulos diversos. Há muitas ações nesses processos metabólicos que são de desgastes e de reparações celulares. Com base nisso, para viver bem ou viver muito, precisamos reduzir as ações de desgastes e/ ou melhorar as ações de reparo. Quanto mais equilibrados estivermos, melhor esses processos irão funcionar.

Vejamos então como podemos auxiliar nosso organismo a trabalhar de forma mais equilibrada, diminuindo as ações de desgastes e fortalecendo as ações de reparo. Melhorando assim, todo o funcionamento do nosso corpo para envelhecer melhor.

Em 2009, cientistas ganharam o premio Nobel em Fisiologia e Medicina quando apresentaram o funcionamento do telomero e da enzima telomerase. Demonstraram que há processos celulares de lesão e reparação inclusive nos cromossomos (são organelas responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução). Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA. Em padrões específicos, o DNA é denominado gene.

  • Entenda mais sobre o processo de envelhecimento celular.

Estes cientistas constataram que essas estruturas (DNA) respondem aos estímulos externos e aos hábitos  de nossas vida, especialmente melhorando ou comprometendo a enzima de reparação celular  (enzima telomerase: reverte o processo de senescência celular e atrofia de alguns tecidos devido ao envelhecimento, porém quando assume produções sem controle, pode causar outras situações de desequilíbrios).

As ações que comprometem a enzima de reparação e a longevidade celular, dificultando o funcionamento saudável das nossas células:

  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Vida sedentária
  • Pressão alta
  • Diabetes Mellitus
  • Isolamento Social- esse fator pode comprometer muitos aspectos na qualidade de vida das pessoas, especialmente do idoso. É fator de risco para muitas doenças, entre elas a Demência de Alzheimer.

Ações que podem estimular as enzimas de reparos celulares e a manutenção da estrutura celular, longevidade e manutenção da  funcionalidade para as nossas células:

  • Controle da dieta- escolhendo bem os alimentos que vão compor nosso cardápio. Estudos apontaram um significativo aumento da expectativa de vida em camundongos com a ingestão controlada e selecionada de alimentos.
  • Atividade física regular
  • Controle do sono
  • Tratamento da Depressão
  • Meditação – Se perceber e favorecer uma conexão consigo mesma, tem mostrado resultados motivadores na proteção e manutenção da vida celular.
  • Atividades sociais e de lazer – favorecem o bem estar e bons estímulos celulares.

Assim, podemos entender a nível metabólico que vale muito a pena incorporar ações no cotidiano que resultam em um bom funcionamento das nossas reações  internas, garantindo assim rotinas em prol da saúde!

Fonte: https://idosos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO