A pintura como terapia para os idosos

Quando a terapia com pintura se realiza em um ambiente amigável, relaxado e agradável, um paciente pode alcançar grandes realizações pessoais.

Quando a terapia com pintura se realiza em um ambiente amigável, relaxado e agradável, um paciente pode alcançar grandes realizações pessoais. Incentivado pelo psicoterapeuta isso irá fortalecer a sua autoestima. Este ponto pode ser importante para pessoas com problemas de codependência ou traumas, e que precisam fortalecer a autoestima e aprender a se amar e a se valorizar. O que é a psicologia da arte?

Psicologia da arte é um campo da psicologia dedicado ao estudo dos fenômenos da criação e apreciação artística a partir de uma perspectiva psicológica.

Existem muitos aspectos que ligam a psicologia da arte à psicologia geral, como a percepção, a emoção, a memória, o pensamento e a linguagem.

Muitos psicoterapeutas têm demonstrado os efeitos benéficos da arte para ajudar os seu pacientes com queixas psicológicas, já que a arte em todas as suas vertentes (pintura, dança, música, escrita, teatro, etc.) liberta a subjetividade do indivíduo. Deste modo, é possível usar a arte para resolver conflitos, problemas de comunicação, dificuldades de expressão e muitos outros aspectos psicológicos.

Os benefícios da terapia com pintura

Pintar numa tela, no papel ou em qualquer superfície que nos permita expressar pode ser uma forma de demonstrar sentimentos e pensamentos para pessoas que precisam se comunicar, mas não conseguem fazer isso de outra forma. É um tipo de terapia alternativa e natural que pode ter muitos benefícios, como por exemplo:

Melhora a comunicação

Aquelas pessoas que começam uma terapia com pintura costumam ser tímidas e retraídas, tendo dificuldade em se comunicar com a sua família e até mesmo com os seus terapeutas. No entanto, essas pessoas são capazes de libertar a sua criatividade e expressar sentimentos e emoções com a pintura.

Motricidade

Assim como acontece quando tocamos um instrumento musical, ao usarmos um pincel ou um lápis na pintura, aprendemos a controlar os movimentos da mão e a desenvolver conexões cerebrais relacionadas a essa atividade. Nos adultos, a pintura pode ajudar a melhorar a motricidade fina.

O cérebro em movimento

Ambos os hemisférios do cérebro são estimulados com o desenho e a pintura, tanto o esquerdo quanto o direito. O esquerdo implica o lado lógico e racional, enquanto o direito está relacionado com a nossa criatividade e com as nossas emoções. Trata-se de dar asas à nossa imaginação e deixá-la voar para que os nossos pensamentos mais profundos também possam respirar.

Concentração

A dedicação à pintura (ou a qualquer outro tipo de criação artística) requer concentração. Pintar é um trabalho minucioso que nos permite esquecer tudo ao nosso redor e fluir, fazendo com que o tempo passe sem nos darmos conta.

O estado de concentração avançado se chama Alfa e tem sido objeto de vários estudos. Trata-se de um estado durante o qual uma parte do cérebro está consciente e a outra faz surgir o inconsciente. Esse mesmo estado é atingido com a oração, com a meditação ou com a música.

Inteligência emocional

As emoções são uma parte muito importante da nossa criatividade. Com a pintura podemos deixar fluir as emoções e experimentar felicidade, amor, empatia e paz. O relaxamento que obtemos através da pintura ajuda a conseguir harmonia entre o coração e a mente.

Idosos se envolvem com arte e impulsionam a autoestima

Entre os benefícios estão aumento na confiança e sensação de realização.Em uma casa de repouso nos Estados Unidos, professores ensinam técnicas de pintura e outras artes para idosos. Fazendo uma pausa em meio a uma pincelada, Vincent Cass se reclina na cadeira de rodas – com o pincel entre os dedos – e fala sobre a vida e a arte.“Algumas pessoas são muito boas nisso”, afirmou, apontando para a tela, a paleta de tinta acrílica e o resto dos equipamentos de pintura ao seu redor. “Acontece um clique, mas muitas vezes esse clique só acontece em outro momento da vida”.

As cores ousadas da obra expressionista abstrata que ele está criando parecem confirmar essa afirmação. Cass é um cabeleireiro aposentado – especialista em tinturas para o cabelo – que já foi dono de salões de beleza em Nova York, nos Estados Unidos. Porém, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quando ele se preparava para se aposentar o deixou paralisado em 2012.

Agora, vivendo na Casa Hebraica de Riverdale, nos EUA, – onde aulas de belas artes são uma atividade popular entre os quase mil moradores – ele descobriu, aos 77 anos, um talento que desconhecia até então.

Na qualidade de um artista que começou tarde, Cass representa um número crescente de idosos que voltaram ao estúdio de pintura ou de escultura – ou que descobriram um novo local de trabalho e uma nova paixão.

Artistas não se aposentam

A ideia de pintores e escultores que começam a trabalhar em um momento posterior da vida não é nova. “Artistas geralmente não se aposentam”, afirmou Gay Hanna, diretora executiva do Centro Nacional de Envelhecimento Criativo em Washington, uma ONG afiliada à Faculdade de Medicina e Saúde da Universidade de Washington, que promove cursos de artes criativas para idosos. Um bom exemplo é Claude Monet, que pintou algumas de suas melhores obras com mais de 80 anos e com catarata.

Mas e as pessoas que não são famosas – ou que, como Cass, nunca haviam feito parte do mundo das artes até se tornarem idosos? A criação artística beneficia as pessoas mais velhas?

“A arte traz novas perspectivas”, afirmou Gay. “Para os idosos cujos mundos frequentemente estão encolhendo, isso é muito bom; serem abertos, livres, engajados e valorizados. E as artes certamente podem fazer tudo isso por você”. Ainda assim, admitiu a diretora, “não existem muitos ensaios clínicos que comprovem esses dados”.

Autoconfiança

Uma das poucas pesquisas sistemáticas dos benefícios da arte para os idosos foi publicada pela Fundação de Saúde Mental da Grã-Bretanha em 2011. O levantamento observou os resultados de 31 estudos realizados entre 2001 e 2011, envolvendo 2.040 voluntários. A principal autora da pesquisa, Joanne McLean, resumiu algumas das descobertas: “O envolvimento com as artes resultou em um aumento na segurança e na autoestima, bem como nos sentimentos de realização e na oportunidade de assumir aspectos novos e positivos da identidade pessoal e de seu papel após a aposentadoria”.

Ainda que as artes possam ter um efeito positivo nos idosos, pessoas mais velhas são especialmente adaptadas às artes. Na verdade, há quem diga que os idosos têm as condições ideais para a expressão criativa de formas que os mais jovens não são capazes.

“Os adultos mais velhos são capazes de se concentrar com muito mais intensidade, o que é realmente fundamental para a prática das belas artes”, afirmou Francine Toder, psicóloga clínica. “Os idosos conseguem fazer isso por mais tempo e conhecem o significado da frustração, de forma que não desistem e fazem escândalo como uma criança pequena”.

Os idosos também possuem uma qualidade fundamental para qualquer artista: a sabedoria.

Fonte: https://www.avovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO