PELE SAUDÁVEL COM UMA BOA NUTRIÇÃO

O recurso do Botox ou gastar centenas, por vezes milhares de reais, em cremes que fingem desafiar a idade não são as únicas formas de manter a sua pele.

O recurso do Botox ou gastar centenas, por vezes milhares de reais, em cremes que fingem desafiar a idade não são as únicas formas de manter a sua pele com um aspecto fresco, vigoroso e saudável. Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. As investigações demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição solar e manter a pele hidratada. Assim, na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele.

Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas

laranja-580x386

As frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugamento precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem a judar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como esses à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batatas ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer um sanduíche ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgadas por fatias frescas de melão.

Citrinos

imagesCA82X107

Consumir citrinos diariamente ajudará a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, como a vitamina C é solúvel na água, os níveis dessa vitamina que podem ser armazenadas no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas também são excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!

Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema 1/4 de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativa.

Chás

cha-verde-e-seus-beneficios

Os antioxidantes conhecidos como EGCG são uma poderosa substância que pode prevenir a acne, danos causados por exposição solar e inflamações da pele. O EGCG é também conhecido por combater o câncer da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para que a sua pele se beneficie dos efeitos do EGCG. Substitua gradualmente o café diário por chá, com isso os poderosos antioxidantes presentes no chá promoverão a saúde de todo o seu organismo.

Folhas verdes

brocolis-1

A vitamina A, um dos nutrientes  mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A também é essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. O espinafre e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos a vapor. Os legumes de folhas verdes são excelentes agentes para a saúde da pele.

Peixes

49763dd1-9407-44a5-bd33-9b7447c60e42

Os ácidos graxos ômega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo mariscos, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe 2 a 3 vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla muitos alimentos saudáveis para a pele.

Dra. Maria Candida Zacharias – nutricionista

Fonte: https://www.viva50.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO