TERAPIA COM CAVALOS

É comprovado que o convívio com os animais é benéfico em vários aspectos, melhora o humor, a autoestima e traz bons sentimentos.

É comprovado que o convívio com os animais é benéfico em vários aspectos, melhora o humor, a autoestima e traz bons sentimentos. Por isso a Terapia Assistida por Animais tem sido muito utilizada para auxiliar na recuperação de doentes e no afastamento da depressão. Também conhecida por pet terapia, a terapia com animais é uma prática realizada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Os animais promovem a saúde física por meio de três aspectos: a diminuição da solidão e da depressão, a diminuição da ansiedade e um aumento do estímulo para a prática de exercícios. Além disso melhora a capacidade de socialização e a autoestima.

O Residence Care utiliza a terapia com animais regularmente para os seus hóspedes. E é visível a diferença na casa de repouso. Com o intuito de ampliar este tipo de terapia, o residencial começou a terapia com pôneis. Segundo Luciana Giarini Fontes, diretora do Residence Care, os pôneis despertam maior curiosidade nos idosos, o que facilita na interação.

Os mini-cavalos são conhecidos por terem um comportamento calmo, são delicados e estão treinados para trabalhar com este tipo de terapia. A pequena altura dos cavalos facilita a confiança e a amizade. Luciana afirma que o desenvolvimento motor e a autoconfiança dos idosos depois do convívio com os pôneis é visível, “os que tinham dificuldade de socialização agora estão mais interativos”. A terapia é feita em um centro de equoterapia especializado.

O centro de equoterapia opera com alvará de vigilância sanitária e é regulamentado. Os animais apresentam boa saúde e são submetidos a inspeções veterinárias regulares. Vários estudos apontam os benefícios da TAA para os pacientes, mas vale destacar que a saúde e o bem-estar dos animais devem ser preservados. Sendo assim a presença do médico veterinário na equipe é fundamental, assim como a regulamentação da prática.

Fonte: http://www.residencecare.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO