Academia ao Ar Livre

Academias ao ar livre ou academias de praça são uma boa opção para todos que querem ter uma atividade física, além de uma boa caminhada, sem custos.

Academias ao ar livre ou academias de praça são uma boa opção para todos que querem ter uma atividade física, além de uma boa caminhada, sem custos. Mas é necessário ficar atento aos cuidados e precauções ao utilizar os aparelhos.

Ao contrario do que muitos acham, os aparelhos das famosas academias de praça são sim muito benéficos e podem trazer grandes resultados se bem utilizados. A maior dificuldade deles é a maneira correta de utilização sem supervisão.

Para isso hoje lhe trago algumas informações para que você possa aproveitar bem o uso das academias de praça, de maneira consciente e proveitosa! Vem comigo!

      1 . Encaminhamento Médico

Para toda e qualquer atividade física, seja uma caminhada ou um treino em academia, procure um médico cardiologista e realize uma consulta para verificar se você encontra-se apto a realizar tal atividade. Se não estiver apto, verifique o que e como pode ser feito para poder iniciar as atividades. E lembre-se, respeite seus limites durante qualquer tipo de atividade!

  1. Vestimenta Adequada

Não é por que você não está em um ambiente de academia que pode fazer os exercícios de calça jeans e chinelo. Procure vestir roupas leves e confortáveis, se preferir, pode ser as famosas “roupas de academia” mesmo, afinal elas são feitas para isso. Além disso não esqueça de usar tênis apropriados para a atividade física.

  1. Hidratação e Alimentação

Faça uma alimentação leve, rica em carboidratos, antes das atividades, procure comer algo que ao mesmo tempo satisfaça e seja leve para praticar uma atividade. De preferência, para se alimentar com um intervalo de 30 minutos antes da atividade, e assim, não passar mal. Leve com você uma garrafinha de água, assim, poderá se hidratar sempre que houver necessidade.

  1. Alongamento

Pronto! Você está quase pronto para iniciar. Agora, vamos nos alongar. Realize alongamentos simples de forma que prepare o seu corpo para a atividade. Mantenha cada postura por cerca de 30 segundos e realize 2 ou 3 repetições cada. Não se esqueça de realizar os alongamentos antes e depois dos exercícios!

Equipamentos de Praça

Inicialmente, procure ler as informações das placas que acompanham os aparelhos, nelas, são apresentadas instruções e cuidados para cada tipo de exercício, bem como a quantidade ideal de repetições e a forma de realizar os exercícios.

Agora, vamos a alguns dos equipamentos mais comuns e algumas dicas e orientações de como usá-los.

Pode haver algumas alterações quanto aos tipos ou formatos de aparelho que são encontrados em sua cidade.

Espaldar ou Barras – Este pode ser um grande aliado na hora de realizar o alongamento, aproveite as barras paralelas em alturas diferentes para realizar o apoio adequado na hora de realizar o alongamento.

Simulador de Caminhada– Com ele é possível realizar caminhadas com maior amplitude das pernas, realize movimentos amplos tanto para frente quanto para trás, sempre respeitando seu limite. Procure manter o abdômen levemente contraído para que seu corpo se movimente de maneira adequada, bem como uma respiração constante. Tempo adequado: de 5 a 10 minutos.

Aviso de exagero: Em caso de cansaço, palpitação procure sentar respirar fundo e se hidratar bem. Em caso de dores na articulação do quadril, reduza a amplitude do movimento, deixando os movimentos um pouco mais curtos e assim, reduzindo o impacto no quadril.

Simulador de Caminhadas

Simulador de Elíptico ou Esqui– Seu posicionamento é muito próximo ao simulador de caminhada, com a diferença do local onde seguramos,
onde neste, os braços deverão se movimentar em conjunto com as pernas, sempre de maneira alternada. Colocando maior força nas pernas, o benefício será maior para elas, enquanto se colocar maior força nos braços, o benefício maior será para eles.

Aviso de exagero: Devido ao posicionamento dos braços e pernas, pode haver maior impacto nas articulações do quadril e ombro, é interessante que pessoas com diagnóstico de tendinite ou bursite nestas regiões, evite esse tipo de aparelho.

Simulador de Elíptico ou Esqui

Simulador de Cavalgada – Trabalha tanto costas, braços e pernas, variando de acordo com seu foco de força (como no equipamento anterior). Procure manter uma postura alinhada, com ombros e quadris bem encaixados, bem como o abdome levemente contraído e a respiração constante. Este posicionamento irá te auxiliar na movimentação e evitará lesões.

Aviso de exagero: O posicionamento inadequado pode ocasionar dores na coluna.

Simulador de Cavalgada

Rotação vertical ou diagonal – dupla ou não– Indicado principalmente para mobilidade e movimentação da articulação do ombro, por ser um equipamento de grande amplitude e leve de ser utilizado, deve ser usado com cautela. Pode ser usado a fim de aquecimento e não há a necessidade de utilização da amplitude completa. Inicialmente, procure realizar apenas movimentos curtos de vai e vem, se posicionando sempre próximo ao aparelho e com os braços levemente flexionados, além de uma postura alinhada.

Aviso de exagero: Pessoas com tendinite, bursite de ombro devem evitar esse tipo de exercício quando na vertical, podendo ser melhor aproveitado na posição diagonal ou inclinada. Com um posicionamento curvado e ou com braços estendidos, pode apresentar algum comprometimento na coluna.

Rotação vertical ou diagonal

Simulador de Leg Press ou Pressão de pernas– É usado para o fortalecimento de pernas, principalmente coxa e glúteos. Para realizar tal atividade, posicione seus pés no apoio de pés procurando estarem bem apoiados e mantenha todo tempo uma postura alinhada e adequada, para evitar movimentos executados de forma incorreta. Quando flexionar os joelhos, certifique-se que os mesmos não ultrapassem a linha do pé, para não haver exageros no movimento. O movimento é como em um agachamento, a única diferença é que você se encontrará sentado.

Aviso de exagero: O posicionamento incorreto pode ocasionar dores ou lesões na região do quadril.

Simulador de Leg Press ou Pressão de perna

Multi exercitador– Este aparelho pode sofrer diversos tipos de variação. Alguns possuem exercícios tanto para braços quanto para pernas. Outros apenas para pernas em todas as variações e movimento. Verifique quais são os exercícios possíveis de se fazer no aparelho através dos cartazes de instrução. Após isso, se atente em manter uma posição confortável, com a coluna alinhada e o abdômen levemente contraído. Ao mesmo tempo, mantenha uma respiração constante e realize os exercícios dentro de seu limite.

Aviso de exagero: Evite movimentos bruscos e que passem dos seus limites.

Multi exercitador

Estes são alguns dos aparelhos presentes nas praças, algumas podem sofrer variações. É interessante sempre iniciar uma nova atividade física com a supervisão de um profissional de Educação Física ou Fisioterapia habilitado, para assim, te instruir individualmente a melhor utilização destes e outros aparelhos.

Com as dicas de hoje e as instruções presentes nas placas das praças já é possível iniciar uma nova atividade física, mas lembre-se:  qualquer desconforto ou dúvida, procure um profissional habilitado!

Fonte: https://terceiraidadeconectada.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO