Dicas para combater a sinusite em casa

A sinusite é um incomodo que atinge muitas pessoas em todo o Brasil, afetando crianças e idosos com mais frequência. Entenda o problema e veja.

A sinusite é um incomodo que atinge muitas pessoas em todo o Brasil, afetando crianças e idosos com mais frequência. Entenda o problema e veja algumas dicas caseiras para tentar aliviar essa infecção.

O nariz não serve apenas para separar seus olhos e impedir que eles não briguem pelo direito de escolher quem é mais importante. Ele é muito presente no nosso cotidiano, filtrando, aquecendo, purificando e umidificando o ar que respiramos. Além disso, só por curiosidade, você sabia que seus olhos enxergam o seu nariz o tempo todo?

Isso mesmo, nossa visão capta a formação nasal, mas nosso cérebro anula essa percepção para facilitar o transcorrer das atividades diárias. Uma possibilidade incrível que facilita em muito, gerando mais clareza na visão.

No que condiz com a respiração, se você não respira bem pelo nariz, consequentemente a única alternativa é respirar pela boca.

O problema nessa situação está no fato que a estrutura nasal foi preparada para conter e proteger o organismo de corpos estranhos que eventualmente possam causar danos.

A boca não! Respirar diretamente pela cavidade bucal causa ressecamento da mucosa oral, seguida por irritação constante e amigdalite, faringite, laringite e outras complicações, como a sinusite.

A sinusite aguda se caracteriza por: dor de cabeça intensa na região da testa, entre os olhos, ao redor ou por trás dos olhos, na região das maçãs do rosto, na nuca ou no topo da cabeça; obstrução nasal; secreção nasal amarela; tosse seca; febre.

Apresentado um ou mais destes sintomas, é necessário procurar um otorrinolaringologista. Ele fará as orientações necessárias quanto ao tratamento correto e os passos que evitam a cronificação da doença. A sinusite aguda é uma infecção, portanto, totalmente tratável e com boa evolução clínica, mas a gravidade se encontra quando o paciente começa a ter quadros sucessivos.

A ajuda especializada é imprescindível para a avaliação completa da cavidade nasal. Através da endoscopia nasossinusal e da tomografia computadorizada do nariz e seios da face, temos um mapeamento completo e tornasse possível verificar as obstruções, juntamente com os motivos que as acarretam. A sinusite é um problema que atinge muito os idosos, diminuindo significativamente a qualidade vida. Não devemos tratá-la como algo irrelevante e sem importância. Por isso, separamos algumas dicas para aliviar e, talvez, evitar esse mal que podem ser realizadas em casa.

Água e sal, um santo remédio

Use uma mistura de sal e água para irrigar as passagens do seio nasal. Este método é altamente recomendado para aliviar a sinusite. Você pode usar um frasco ou uma seringa para fazer isso. Encha uma narina com a mistura de água salgada e deixe escorrer para fora pela outra narina. Este procedimento pode ser feito regularmente para prevenir futuras infecções respiratórias das vias aéreas superiores.

Fonte: https://www.avovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO