5 alimentos importantes para prevenir a osteoporose

O que é a osteoporose ?

Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.

Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.

A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos.

Os principais fatores de risco de desenvolvimento dessa doença são:
• Histórico familiar de osteoporose;
• Vida sedentária;
• Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D;
• Fumo ou bebida em excesso;
• Medicamentos, como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glocorticoides e heparina;
• Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.

Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.
É considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Diagnósticos

Geralmente, é diagnosticada somente após a ocorrência da primeira queda, pois os sintomas não são perceptíveis.

O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea. Esse exame mede a densidade mineral do osso da coluna lombar e no fêmur.

O resultado divide-se em três classificações: normal, osteopenia e osteoporose.

Sais de potássio podem proteger a saúde dos ossos, diz pesquisa.

Uma pesquisa da Universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu que sais de potássio, como bicarbonato e citrato, desempenham um papel importante na qualidade da saúde dos ossos. Presentes em abundância em frutas e vegetais, as substâncias se originam do potássio. A pesquisa mostrou que o consumo desses alimentos aumenta a força dos ossos e reduz a excreção de cálcio na urina.

– Os sais de potássio neutralizam o excesso de ácido e preservam a saúde dos ossos. Excesso de ácido no corpo é comum em dietas ricas em consumo de animais e proteínas de cereais – disse Helen Lambert, responsável pelo estudo.

A osteoporose é um dos problemas que mais acomete os idosos em todo o mundo. De acordo com os pesquisadores, uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos vão sofrer com fraturas devido à falta de cuidado com a saúde dos ossos.Helen explica que, além de beber leite, comer mais frutas e vegetais todos os dias pode ser uma forma de aumentar a força dos ossos e prevenir a osteoporose.

Conheça cinco alimentos ricos em sais de potássio que devem ser consumidos todos os dias:

1. Batata doce
Rico em antioxidantes, a batata doce reforça o sistema imunológico, protege do Alzheimer, Parkinson e doenças hepáticas. Além disso, também possui vitamina C, que retarda o envelhecimento da pele ao estimular a produção de colágeno; vitaminas A e B e altos índices de sais minerais, como potássio, o fósforo, ferro e cálcio.

2. Soja
Melhorar as funções cognitivas é um dos grandes benefícios da soja. ela também ajuda a diminuir os radicais livres e ainda contribui para a regulação dos hormônios. Também é rico em proteínas, vitaminas, gorduras insaturadas e minerais antioxidantes.

Fonte: https://www.avovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!