Facebook seguirá apoiando projeto ‘Vaza, Falsiane!’ no Brasil

O projeto foi lançado no ano passado pelos professores Ivan Paganotti, Leonardo Sakamoto e Rodrigo Ratier e contou com o apoio do Facebook.

O combate às fake news é uma das principais preocupações do Facebook no país. Durante as eleições majoritárias do ano passado, a rede comandada por Mark Zuckerberg adotou uma série de medidas, como a avaliação de perfis, a contratação de experts e um novo serviço para o país, para evitar que notícias falsas influenciassem na formação de opinião dos usuários/eleitores.

Hoje (27), o Facebook anunciou a renovação do apoio ao projeto ‘Vaza, Falsiane!’, curso online que busca ampliar a competência para a leitura de notícias, incentivar uma postura crítica sobre as fontes de informação e contribuir para a qualidade do debate na internet e fora dela.

Neste ano, o projeto terá um módulo específico para ajudar usuários da terceira idade, já que este público constantemente aumenta sua presença no mundo online e está suscetível a fake news.

O projeto foi lançado no ano passado pelos professores Ivan Paganotti (Fiam-Faam), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero) e contou com o apoio do Facebook. A página do projeto na rede alcançou 55 mil seguidores em 2018.

No site do curso há conteúdo diverso, com memes, listas e testes, com uso do Facebook para disseminar as mensagens e interagir com as pessoas, além de vídeos apresentados por Iberê Thenório, idealizador do programa Manual do Mundo.

A ideia para essa etapa é ter novos formatos que dialoguem com o público da melhor idade. De acordo com dados do IBGE, essa fatia da população está cada vez mais conectada: o percentual com acesso à internet subiu de 24,7% em 2016 para 31,1% em 2017. Em contrapartida, um estudo recente norte-americano mostra que pessoas acima de 65 anos são mais propensas a compartilhar links de notícias falsas.

Este é um público que começa, agora, a demonstrar maior engajamento com as plataformas digitais, em que o consumo de informação confiável exige competências distintas das requeridas por mídias como rádio, TV e jornal. A ideia é comparar essas duas realidades em vídeos bem-humorados que os auxiliem a desenvolver habilidades de curadoria e interpretação nas redes sociais” .

Este é um público que começa, agora, a demonstrar maior engajamento com as plataformas digitais, em que o consumo de informação confiável exige competências distintas das requeridas por mídias como rádio, TV e jornal. A ideia é comparar essas duas realidades em vídeos bem-humorados que os auxiliem a desenvolver habilidades de curadoria e interpretação nas redes sociais” Rodrigo Ratier, professor de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e um dos idealizadores do curso.

O ‘Vaza, Falsiane’, além do cuidado voltado à melhor idade, atualizará o curso com mais exeplo de conteúdos que não se parecem tanto com notícias, mas enganam como fake news, algo que tem sido recorrente, como memes e publicações no formato de texto que geram desinformação ao serem postados nas redes sociais. Este material estará disponível a partir de julho.

O Facebook está comprometido em combater a desinformação, e temos adotado uma série de medidas para reduzir a distribuição de notícias falsas e coibir comportamento abusivo na plataforma. Além disso, sabemos que precisamos ajudar as pessoas a identificar informações confiáveis, por isso nosso apoio ao Vaza, Falsiane!”.

No ano passado o Facebook agiu e retirou do ar uma série de páginas ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL) que, segundo a rede, divulgavam fake news. Para tentar diminuir o efeito de notícias falsas, a plataforma passou a relacionar artigos às notícias, mas especialistas afirmaram que a iniciativa fracassou.

Fonte: https://www.tudocelular.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO