O gengibre (zingiber officinale) é uma das ervas mais populares na natureza, muito utilizado como medicamento ou como ingrediente em diversas receitas diferentes. Isso porque o gengibre, além de um sabor marcante, possui propriedades surpreendentes. Porém, é uma raiz que pode ser perigosa para algumas pessoas se consumida sem cuidado, sendo fundamental saber se o gengibre faz mal antes de usar o ingrediente em suas receitas.
Apesar do gengibre ser anti-inflamatório, termogênico, analgésico e cardiotônico e trazer diversos benefícios à saúde devido às essas suas propriedades, algumas pessoas podem ter certas condições que não permitem o seu consumo diário ou em grandes quantidades, por diferentes motivos.
Sendo assim, mesmo capaz de ajudar na digestão, facilitar o emagrecimento, turbinar a queima de gordura corporal, acelerar o metabolismo, evitar celulite, aliviar náuseas, atuar na prevenção de doenças ao aumentar a imunidade, entre outros benefícios, o gengibre exige precaução e moderação.
Por isso, entenda em quais situações o gengibre faz mal, quando poderá se tornar um risco no caso de um consumo exagerado, e saiba como utilizá-lo de forma adequada ou quando evitá-lo antes de incluí-lo no seu cardápio.
Antes de saber se gengibre faz mal, vamos conhecer todos os seus benefícios. O organismo pode se beneficiar de diversas formas com o consumo do gengibre em sua dieta ou como medicamento em certas ocasiões.
Ele é tão versátil que pode ser capaz de promover sabores inigualáveis aos alimentos, como curar uma simples dor de estômago ou até ajudar a prevenir o câncer ou auxiliar no seu tratamento matando células cancerígenas.
O gengibre tem sido utilizado há centenas de anos como medicamento, principalmente na Ásia, e hoje pelo mundo afora, se tornando um dos remédios naturais mais populares.
Composto de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio, ele tem efeitos anti-inflamatórios, favorece os sistemas imunológico, digestivo, respiratório e circulatório, alivia problemas gastrointestinais, alivia náuseas e vômitos durante a gravidez e combate cólicas menstruais, o mau hálito e até mesmo a ressaca.
Seus benefícios podem ser obtidos através do consumo “in natura” ou em pó, como condimento nos alimentos, em forma de chá ou até mesmo suplemento. No entanto, o gengibre faz mal por ser muito forte e por isso, não é recomendado a todos, devendo ser usado com moderação ou até ser evitado devido aos seus efeitos colaterais se usado em excesso.
Náuseas, má digestão e gases:
Mastigue pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou tome uma infusão de gengibre (receita ao final do artigo) para evitar esses desconfortos, mas não exagere na quantidade de gengibre, pois ele amortece e anestesia a garganta, provoca rouquidão e paralisa as cordas vocais.
Você pode acrescentar de 2 a 3 g de gengibre em pó aos alimentos, porém tenha cuidado caso seja insulino-dependente. Consulte o seu médico antes.
Dores musculares, articulares e menstruais:
Seu consumo diário pode ajudar devido suas propriedades anti-inflamatórias mais eficazes que ibuprofeno ou similar.
Resfriados, gripes e dor de garganta:
A solução de gengibre, limão e mel diluída em água ou mastigar suas lascas podem aliviar os sintomas, pelas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias com ação direta na imunidade.
Ajuda no emagrecimento:
Estimula a produção de enzimas do fígado e elimina toxinas, promovendo a sensação de saciedade e evitando comer em excesso. Além disso, acelera o metabolismo ajudando a queimar as calorias com sua ação termogênica.
Combate a celulite:
Sua ação anti-inflamatória ajuda a evitar as inflamações que causam a celulite.
Evita doenças:
Sua ação anti-inflamatória ajuda a curar várias doenças de caráter inflamatório, além de evitar doenças cardiovasculares, diabetes entre outras.
Aumenta a libido:
Estimula a lubrificação feminina e prolonga a função erétil devido a sua ação estimulante no sangue.
Riscos do gengibre e quando faz mal
Como já dissemos, o consumo do gengibre deve ser moderado e seguir algumas precauções para que ele não cause efeitos adversos ou algo mais sério em algumas situações.
Segundo nutricionistas, o gengibre faz mal quando consumido em excesso, podendo causar desconforto estomacal, azia, reações intestinais ou de pele, provocar gases e dificultar a digestão.
No entanto, pode haver riscos no caso de quem possui problemas mais graves ou se encontra em certas situações, pois alguns medicamentos reagem mal ao gengibre. Como por exemplo, remédios para controle de diabetes, problemas de coagulação do sangue e hipertensão.
Sendo assim, o gengibre faz mal para os grupos de risco se encaixam nas seguintes situações abaixo:
1. Gengibre faz mal para quem tem problemas de coagulação sanguínea
Não se sabe a razão, mas uma das propriedades do gengibre é a capacidade de interagir com o sangue, deixando-o bem mais fino. Assim, quem faz tratamento médico com medicamentos para evitar coagulação sanguínea ou tem problemas de sangramento deve evitar o gengibre ou consultar um profissional antes de consumir gengibre, pois ele modificar os efeitos dos remédios.
2. Gengibre faz mal para quem tem diabetes
Um dos benefícios do gengibre é diminuir o alto nível de açúcar no sangue, inclusive muitos diabéticos fazem uso dele para tratar a doença sem medicação.
No entanto, diabéticos que tomam medicamentos para controlar a doença, como injeção de insulina, devem ser cuidadosos para não afetar a medicação. Neste caso, é necessário consultar o médico sobre a quantidade adequada de gengibre para consumo para evitar diminuir muito o nível de açúcar no sangue.
3. Gengibre faz mal para quem possui hipertensão
Pessoas que sofrem de hipertensão ou pressão alta não podem consumir gengibre. Isso porque o gengibre acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação com sua ação termogênica, podendo descontrolar a pressão arterial e ser muito perigoso.
Quando misturados ao gengibre, os medicamentos para controlar hipertensão podem causar problemas na frequência cardíaca e diminuir muito a pressão sanguínea, causando, dentre outros problemas, a arritmia.
Porém, há quem argumente que a ação termogênica do gengibre está mais relacionada ao metabolismo e não à pressão arterial, não representando maiores riscos para pessoas com pressão alta ou baixa.
Sendo assim, é essencial consultar um médico sobre a quantidade de gengibre a ser consumida ou evitada, a fim de fazer ajustes necessários na dosagem dos medicamentos.
4. Gengibre faz mal para quem tem problemas renais e cálculos biliares
Quem tem problema renal deve evitar consumir gengibre por conta do potássio, que não é excretado em quantidades suficientes, levando a altas concentrações no organismo prejudiciais à saúde.
Da mesma forma, quem tem propensão a desenvolver cálculos biliares pode piorar a situação com o seu consumo. O gengibre costuma aumentar a produção de bile armazenada na vesícula biliar onde os cálculos são formados.
Uma certa quantidade de bile é necessária para dissolver a gordura localizada nos intestinos, mas em grandes quantidades esses cálculos podem passar pelo ducto biliar, fazendo com a que a bile “retorne” ao fígado, aumentando a ocorrência de bloqueios no cálculo biliar e provocando problemas graves.
No entanto, alguns médicos acreditam que essa bile adicional provocada pelo gengibre melhora o problema com os cálculos biliares, ao invés de agravá-lo. Assim, o ideal é consultar um médico.
5. Gengibre faz mal para quem está grávida
Apesar de não haver comprovações sobre o efeito dos alimentos em gestantes, o gengibre é conhecido por reduzir as náuseas e vômitos comuns no início da gravidez.
No entanto, alguns médicos acreditam que o gengibre pode ter efeito abortivo, principalmente nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto. Além disso, ele pode afetar os hormônios sexuais do feto.
Já vimos também que o gengibre costuma aumentar a pressão arterial, que pode levar ao desenvolvimento de eclampsia na gravidez e aumentar o risco de hemorragia.
Como não há evidências absolutas da sua ação em gestantes, o ideal é consultar um médico e consumí-lo com cautela. Já durante a amamentação, ele pode interferir no gosto do leite materno.
Qual o consumo seguro do gengibre
O gengibre faz mal e pode ser perigoso para os grupos de risco nas situações descritas acima, mas como muitos alimentos, se consumido em excesso pode prejudicar até quem está saudável.
No caso do consumo exagerado de água com gengibre, suas propriedades diuréticas aumentam a quantidade de urina, fazendo com que o organismo elimine mais minerais que o necessário.
A quantidade diária recomendada de gengibre é de até 10 g de raiz fresca (2 pedaços de cerca de 3 cm), o equivalente a duas colheres de chá do gengibre ralado ou a metade desta quantidade (cerca de 4 gramas), se for em pó, pois é bem mais concentrado. Já as gestantes não podem exceder 1 g por dia.
Otimas explicações, obrigado pelos ensinamentos. Até breve. Abraço .
gostei muito desas explicação me ajudarão muito
Ótima explicação sobre cuidados c.pressao, pois consumo diariamente in natura pouquinho nas refeições, e sou hipertenso, tomo Losartana potássica pra baixar.👏👏👍
BOA TARDE, GOSTEI MUITO DAS EXPLCAÇÕES DO GENGIBE.
OBIGADA, GOSTRIA DE SEMPRE PARTICIPAR.
Eu sou alérgica e nesse tempo eu sofro muito o gengibre me ajuda muito mesmo eu sendo ipertensa eu tomo com moderação gostei das dicas me ajudou muito obrigada
Muito bomt
Estava consumindo e gargarejando, à noite, própolis com gengibre e senti efeito colateral (arritmia?). Mas a garganta irritada desapareceu. Remédio é assim: bom pra uma coisa, ruim pra outra…
Ótimo,eu uso para cólica e dor de cabeça e gripe,eu não tomo mais comprimido,só gengibre,os médicos deviam indicar pra quem pode tomar,no lugar de tá se enchendo de comprimido,que estraga a saúde,e os remédios evoluem outros problemas.
É eu querendo me matar com gengibre, passei a ser hipertenso e estou tomando remédio para pressão alta com refinamento do sangue , mas só estava tomando como chá para uma tosse seca, mas devido essa reportagem não tomarei mais esse chá de gengibre, apersar que se trata de muito consumo de gengibre que por causar problemas para quem é hipertenso
Eu tenho pressão alta nao poso consumi gengibre me tira essa dúvida por favor
Excelente trabalho obg
Eu amo gengibre, só que tomo remédio pra pressão😢
Gostaria de saber qual a quantidade a tmar do gengibre por ter pressão alta controlada obrigado.
Excelentes orientações, faço uso, mas moderado, temos
que moderar, tudo que ingerimos.Acho o gengibre adstringente também, será? Grata, bom dia!
18/05/20
Bom dia!
Tenho tido crises de asma constantes e arritmias. Depois de muitas crises comecei a suspeitar do gemgibre. Tomava apenas uma cápsula por.dia por ja ter percebido que ele me causava insônia. Por fim cortei todos os suplementos e retomei um a um a fim de descobrir o que causava as crises de asma e pra minha surpresa e tristeza, não sinto nada desde que parei o gengibre. A falta de ar crônica que não melhorava nem.com os medicamentos da asma, passou. Fica a fica!
Bom dia adorei a explicação , pois adoro gengibre e tomo medicação de pressão vou deminuir um pouco
Nunca fiz uso de gengibre mas com essa pandemia da covid-19 pela primeira vez fiz um suco com mel laranja limão alho e um pedaço pequeno de gengibre bebi. Será se aumentarar a minha imunidade? Será se posso tomar esse suco todo dia? Eu achei interessante TODAS explicação
Eu ia comprar um chá pra emagrecer que tem gengibre em sua composição, mas tenho pressão Alta, não vou comprar mais. Obrigada!!!
Gengibre em bala pode ser tomada quantas ao dia?
Fiquei satisfeito com os esclarecimentos sobre o gengibre.
Obrigado
Forte abraço
Gostaria de saber se pode usar o gengibre quem usa lozatarna,remédio para pressão alta?
Coloquei um recipiente gengibre em rodela um recipiente tem aproximadamente 2 litros com água estou bebendo como se fosse água normal vou ter problema cerca de 100 gramas
Foi de bom proveito
Ao invés de esclarecer fiquei c dúvida. O ítem 5 considera o gengibre como vasodilatador diminuindo a pressão sanguínea. Porém no ítem 3 é considerado como aumentador da pressão. Está difícil de entender.Será mais um fake?
Realmente ótima explicação, uso sempre com frequência o gengibre, em quantidade bem pequena e tem muito ajudado a uma melhor imunidade, com certeza.
amei as dicas…parabe.ns pelos esclarecimentos.
Estou consumindo uma colher de café de gengibre em pó com 1/4 de limão e um pouco de mel , misturo tudo e tomo, todos os dias desta maneira tem algum problema?
Gostei dos esclarecimentos, pois sempre usei o gengibre nos chás, e assim vou moderar o uso, por causa da hipertensão
O gengibre é tudo de bom, mas não sabia que aumentava a pressão…
Obrigada pele explicação, me ajudou muito
Eu li tudo e fiquei confuso pois ao mesmo tempo em diz que ajuda combater várias doenças também pode causar muitos males,
E assim usar ou não usar eis a questão?
Muito obrigada,pois me sinto muito bem com o chá,meu estômago agradece muitíssimo,mesmo sendo hipertensa,nunca tive problema, espero nunca ter, não tomo todos os dias mas tomo Sempre,muito bom obrigada gostei das explicacoes👍
Muito bom os ensinamentos, boas orientaçôes, obrigado.
tomo remedio para a pressão tenho diabete tomo glifage rx 1 e tomo 2 caspisulas de 400mg por dia e a minha pressão e 11/7 e a diabete faço exame 1 vez mes e ela nao passa de 90 posso continuar tomando as caspisulas me sinto bem o dia todo
Comi a genjibre e passei mal aumentou muito os batimentos cardíacos e a pressão foi la pra cima, não como mais.
Misericórdia Não sabia estava fazendo uso, minha pressão 16 por 10
Passando muito mal.
Muito obrigada..Pela informação
Quem toma As, diariamente pode tomar chá gengibre
é muito bom é muito bom para saúde tem muita restrição
Obrigado pelas informações !! As informações foram úteis.
Gostei muito de saber já consumia e nem saber seus benefícios
As explicações,para mim,foram claras e concisas.
Tenho hipertensão, tomo losartana 2x ao dia, A quantidade de 0.40 gramas de gengibre diária pode alterar a minha pressão ou o efeito do medicamento?
Tenho hipertensão mau consumo o chá de Limao e algumas rodelas de gengibre com água quente pergunta exista algum risco a saúde este tipo de ingestão
Gostei imensamente a explicação, me ajudarão no controlo do consumo da gengibre.
Que ótimo Sra. Joaquina! Ficamos muito felizes por aqui.