Qual o segredo para envelhecer bem no Brasil? Para falar sobre o assunto, o Bem Estar desta quinta-feira (27) recebeu a geriatra Maysa Cendoroglo e o neurocientista Tarson Adoni.
Um dos pontos para que o envelhecimento seja mais tranquilo é socializar. Conversar é um grande estímulo porque cria desafios, faz pensar e é um exercício para o cérebro.
Outro ponto é praticar atividade física. Ela controla os fatores de risco e ajuda a minimizar os impactos de doenças. Também mantém a força muscular, já que com o envelhecimento, as fibras musculares, principalmente as fibras rápidas, vão reduzindo. Por isso idosos tendem a ter uma resposta lenta a situações inesperadas, como um tropeço, por exemplo. A atividade física ajuda a manter a massa muscular, o que melhora o equilíbrio, força e velocidade de marcha
A perda de massa magra, da força e a diminuição da velocidade de marcha causam sarcopenia. Tanto pessoas magras quanto obesas podem ter essa diminuição das fibras musculares e a infiltração de gordura entre as fibras.
Melhor do que apenas praticar atividade física é fazê-la em grupo. Estudos experimentais mostram que melhora a memória, já que provoca um aumento da proteína BNDF – Brain-derived neurotrophic factor, que atua no hipocampo e melhora a memória. Quem pratica atividade física em grupo tem maior liberação dessa proteína que pessoas que praticam sozinhas.
Outro ponto muito importante é a alimentação saudável. O envelhecimento muda a absorção e a metabolização dos alimentos. Perdemos células de vários órgãos, inclusive do intestino, por isso a absorção dos alimentos diminui.
Além disso, o metabolismo basal reduz e por essa razão a quantidade de alimentos ingeridos diariamente deve ser menor do que era anteriormente. Para o bom envelhecimento, é preciso consumir proteína, fibras, alimentos que contém cálcio e beber bastante água.
Muitas pessoas quando envelhecem pioram os hábitos alimentares porque passam a ter dificuldade de comprar os alimentos e a prepará-los por causa da perda de mobilidade; têm menos dinheiro para fazer compras e também pioram a mastigação. Essas dificuldades fazem com que os idosos optem por alimentos mais fáceis de preparar e de mastigar, o que acaba sendo, na maioria das vezes, carboidratos e gordura.
O sol é muito importante! Para manter a produção de vitamina D, é importante tomar sol 20 minutos por dia.
Para chegar à terceira idade com uma boa saúde mental é preciso cuidar de fatores diretos e indiretos.
Os fatores indiretos são:
- – pressão alta
- – diabetes
- – sedentarismo
- – tabagismo
- – álcool em excesso
- – colesterol alto
- – obesidade
Os fatores diretos que estimulam o cérebro são:
- – genética
- – manter-se cognitivamente ativo
Como é o envelhecimento do cérebro
O envelhecimento natural do cérebro é a perda de sinapses, das comunicações entre os neurônios.
A região da memória vai sendo construída ao longo da vida, e, conforme envelhecemos, algumas vias de conexão que acessavam a memória vão se fechando. Porém, quando cuidamos dos fatores indiretos (obesidade, pressão, etc) e mantemos a mente ativa através da leitura, da socialização e do aprendizado, o cérebro encontra outros caminhos para acessar a memória, e o problema deixa de existir.
Bem Estar
Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs de segunda a sexta, o programa tem a participação fixa de médicos e de especialistas das mais diversas áreas.
Fonte: https://oportaln10.com.br