A terceira idade e a educação

Cada vez mais precisamos nos livrar de conceitos antigos e popularmente disseminados a respeito da terceira idade. Isso inclui a relação com a educação e os estudos

Livrando-nos do passado

Cada vez mais precisamos nos livrar de conceitos antigos e popularmente disseminados a respeito da terceira idade. Isso inclui a relação com a educação e os estudos.

Há poucas décadas, a população vivia menos, ou seja, era muito baixo o percentual de idosos. E estes viviam vidas muito limitadas, na maioria das vezes dentro de casa convalescendo de alguma doença. Hoje, embora ainda sejam muito grandes os desafios diante do grupo pertencente a essa faixa etária, grandes avanços foram percebidos. O percentual de idosos aumentou significativamente na população brasileira e, melhor, estes tem conseguido viver vidas mais saudáveis, ativas e até produtivas.

A terceira idade e a vida acadêmica

A relação do idoso com a sala de aula também mudou. Com a legislação do Estatuto do idoso, foi garantido o direito de ingresso do idoso à vida acadêmica.

Muitos estão renovando o sonho de cursar uma universidade que não puderam fazer no passado. Outros estão se pós-graduando ou mesmo fazendo uma reciclagem. O fato é que as salas de aula já estão pontuadas por homens e mulheres da terceira idade que aprimoram seus conhecimentos e compartilham suas experiências!

A terceira idade e a educação informal

Existe também toda uma diversidade de possibilidades de aquisição de conhecimentos além do meio acadêmico.

Na educação informal talvez esteja a pérola do aprendizado da terceira idade.  Seja por meio de viagens, visitas a museus, exposições, filmes, palestras, concertos, grupos de aprendizado em espiritualidade, conhecimento de novas tecnologias, ou simplesmente através da leitura, podemos facilitar a nossa compreensão da etapa da vida que estamos vivendo, bem como nos beneficiar pela convivência e a troca de experiências com pessoas de outras gerações.

O que importa é aprender

Além de colher maior inserção social, desenvolvimento de habilidades, e elevação da autoestima, com certeza aprender algo novo nos dará grande prazer, nos ajudará a valorizar nossas vidas e nos manterá antenados com o mundo atual, pois o passado foi muito bom, mas agora o que importa é o dia de hoje!

Fonte: https://www.felizmelhoridade.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO