Respeitar os mais velhos e aumentar a autoestima dos idosos. Foi por meio dessas diretrizes que nasceu o projeto De Geração para Geração, desenvolvido em uma escola pública do município de Indaial, em Santa Catarina.
O projeto social promove troca de experiências entre crianças e idosos em escola, além de aumentar a autoestima dos idosos.
Malvina Ribeiro é assistente social e vive em Indaial, cidade catarinense com menos de 70 mil habitantes. Até o ano passado, desenvolvia atividades como agente de saúde do município. Foram nove anos dessa experiência marcada pelo convívio com a comunidade.
Um dia, percebendo o desânimo de uma das colegas, já veterana no grupo, ela teve uma ideia: envolvê-la em uma atividade nova que lhe desse a oportunidade de falar sobre seus aprendizados. A troca passou a acontecer com as crianças, que também passavam pela unidade de saúde local.
‘A gente viu o benefício dessa interação de uma idosa e uma pessoa mais jovem. Aí, resolvemos levar isso para comunidade. Ter esse olhar diferenciado para comunidade, procurar esses idosos que estavam se sentindo desvalorizados em casa. Resolvemos levar eles na escola para terem essa interação com as crianças’, afirmou Malvina Ribeiro.
Maria Terezinha Batista, que foi motivada por Malvina a investir nessa relação com os pequenos, virou parceira e uma das idealizadoras do projeto social. ‘Muitas crianças não sabem o que é um sapo, o que é uma enxada, o que é um ninho de passarinho com ovos. Eles não sabem como plantar uma planta, como colher. São essas coisinhas que a gente está contando para eles’, disse.
Agora, uma vez por mês, os idosos visitam a escola e trabalham algum tema com os alunos. As crianças ensinam lições de informática e também ajudam no uso do celular. Já os idosos levam objetos antigos, relatam histórias de vida e da época de estudantes, quando o professor era considerado parte da família.