Especialistas afirmam que amizade na terceira idade traz benefícios para saúde

Com a idade, chegam os problemas na saúde, a dificuldade na locomoção, o que pode deixar a vida mais difícil. O desânimo vira uma ameaça real à felicidade

Grupo de amigas de infância de Mogi se reúnem para conversar, cantar e fazer crochê.

Com a idade, chegam os problemas na saúde, a dificuldade na locomoção, o que pode deixar a vida mais difícil. O desânimo vira uma ameaça real à felicidade e, para combater isso, além dos remédios, se manter ativo e com amizades são as opções.

Aos 89 anos, Zezé troca a rotina dentro de casa, em Mogi das Cruzes, por um passeio cheio de interação no apartamento da vizinha que mora no 9° andar. Ela anda sempre impecável e leva um bolo e o kit de crochê. “Eu tenho sempre que estar bem arrumada para gostar de mim mesma.”

Todas moram no mesmo condomínio e são amigas de infância. Doris Salustiano já tem 90 anos e adora a companhia. “A convivência é praticamente diária com elas. Essa nossa união nos deu muita força.”

Para a neuropsicologista Rita Miranda, as amizades são importantes para saúde e para o bem-estar de quem está na melhor idade. “Psicologicamente falando eles ficam com a mente mais aberta, mais espontâneos, mais livres para poder vivenciar o que eles desejam. Eu acredito que eles criam motivação para enfrentar qualquer doença ou dificuldade que possa ter.”

Maria Aparecida Pinheiro Mascarelli diz que elas não se desgrudam, nem mesmo quando uma implica com a outra. “Isso já saiu há muito tempo, mas agora não! Estão todas mansinhas.”

Dina Soares diz que o mau humor e a solidão passam longe. “Esse é tema que a gente não fala nada não. Coisa ruim deixa da porta pra fora.”

Tereza Curi Alves, de 91 anos, explica que o crochê é um pretexto para os encontros. “Somos muito unidas e atenciosas uma com a outra. A fofoqueira aqui e quem gosta de contar as novidades é a dona Dóris. A gente chega aqui, aí tem novidades, a doris já está sabendo na frente”, conta aos risos.

Além do bom humor, o café e a música completam o encontro. Encontro, aliás, que precisa ser registrado com foto e enviado por aplicativo de mensagem. “Não vamos ficar só olhando para o passado. É o nosso futuro e o nosso futuro é hoje.”

A médica geriátrica Fabiana Fonseca também concorda que as amizades são fundamentais nessa fase da vida. “Ela é um agregado à saúde. A gente diz que a amizade sustenta o bom convívio e a saúde do ser humano. Eu vejo que o mundo é muito imediatista e tecnológico demais. Isso distanciou um pouco as pessoas. As pessoas não se veem tanto, mas se comunicam sem muita convivência.”

Com os cuidados com a saúde e com a mente ajudaram no aumento da expectativa de vida, de acordo com a médica.

“A caminhada é o encontro de outras pessoas e, obrigatoriamente, é conhecer novas pessoas. Fazer um amigo todos os dias é renovar a saúde. O importante é não se isolar socialmente para não aumentar a depressão. Só no Brasil são mais de 2 milhões de pessoas com depressão. As atividades nas academias da terceira idade são recomendadas desde que se tenha um profissional de atividade física em conjunto para poder orientar”, completa.

Além do esporte, a médica diz que os idosos podem buscar um hobby. “Um crochê e uma leitura, por exemplo, são opções para você trocar ideia com as pessoas, que nem sempre são da sua idade.”

A médica finaliza dizendo que os idosos precisam se atentar também com a alimentação. “Quanto mais colorido o prato, melhor. Eles precisam comer verduras, saladas e frutas de maneira geral.”

Fonte:https://g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO