Gengibre: Benefícios para o Homem e a Mulher

Gengibre: Benefícios para o Homem e a Mulher

gengibre está entre as plantas herbáceas mais versáteis que existem no mundo. Ele é uma das especiarias mais usadas na culinária por ser rico em inúmeros nutrientes, e há milênios tem sido usado para cura de diversos males devido às suas diversas propriedades terapêuticas. Gengibre benefícios que devemos saber: além de ser um alimento natural e muito saudável que pode ser usado de muitas formas, o gengibre ainda possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas e cardiotônicas.

Além disso, o gengibre possui inúmeros outros benefícios, pois ajuda na digestão e no funcionamento dos intestinos, alivia náuseas, atua na prevenção de infecções, entre muitos outros gengibre benefícios que só ele possui. Portanto, o gengibre é uma erva que pode servir tanto para prevenir e curar doenças como para nos manter saudáveis e bem alimentados.

Por isso, neste artigo vamos explicar tudo sobre o gengibre: benefícios para homem e a mulher, o que é, como foi difundido e como vem sido utilizado, para que você saiba como usá-lo da melhor maneira e se beneficiar dele em todos os sentidos.

Gengibre benefícios: De onde vem o gengibre?

gengibre benefícios: fresco e em pó

gengibre ou Zingiber officinale é uma planta herbácea, perene, que pertence à família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, de onde se difundiu pelo mundo, principalmente na Índia e na China.

A planta consiste de folhas verde-escuras que nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo que podem chegar até 1 metro de altura. O gengibre dá flores tubulares, amarelo-claro que surgem em espigas eretas. Na verdade, é o seu caule subterrâneo, conhecido por rizoma ou tubérculo que é utilizado tanto na culinária como na medicina desde a antiguidade por diversas culturas diferentes.

Difusão do gengibre pelo mundo

O gengibre é originário da Ásia, mas foi posteriormente introduzido no Japão, nas Antilhas, na América do Sul e na África ocidental. Na Europa, o gengibre tem sido utilizado desde tempos muito remotos, pois foi inicialmente levado até lá por meio das Cruzadas, se propagando por todo o continente e depois para o resto do mundo.

No Brasil, o gengibre foi introduzido pelos portugueses a menos de um século após o descobrimento, na época do Brasil Colônia. Hoje, o seu cultivo pode ser encontrado no litoral do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, devido ao clima e condições de solo mais adequadas.

No Japão, além de ser muito utilizado na culinária, os japoneses também utilizam muito um óleo extraído do gengibre para massagens com o intuito de aliviar problemas de coluna e articulações. O rizoma do gengibre também é muito utilizado na fitoterapia chinesa e na medicina ayurvédica, devido às suas propriedades terapêuticas.

Gengibre benefícios: Principais Indicações

Como já dissemos, o gengibre possui várias propriedades terapêuticas e medicinais, devido a ação de muitas das suas substâncias. Como por exemplo, as substâncias contidas em seus do óleos essenciais, como canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Dados recentes divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), apontam que o reconhecimento da ação positiva do gengibre e seus princípios ativos (gingerol e gengiberina), em vários tratamentos e na prevenção de várias doenças, inclusive crônico-degenerativas.

Devido à sua ação anti inflamatória e expectorante, normalmente o gengibre é usado para combater doenças do trato respiratório como gripes, tosses e resfriados, bronquite, rouquidão, asma e inflamação da garganta (amigdalite e laringite), alergias respiratórias e sintomas do aparelho respiratório como rinite, faringite, tosses, irritações das cordas vocais.

Mas também é muito eficiente no tratamento de problemas reumáticos (artrite), anorexia, e distúrbios digestivos, pois melhora a digestão de alimentos gordurosos ao estimular a secreção salivar e gástrica.

Atua também no sistema cardiovascular e no nervoso central, no controle e redução da sensação de vômitos e alívio de enjôos (ação antiemética), diminui o fluxo menstrual e cólicas, e no controle da diabetes.

Além disso é indicado para reduzir dores de cabeça, prisão de ventre (estimulante gastrintestinal), gases intestinais (carminativo), insuficiência de ar, dor ciática e nervos, traumatismos (principalmente articulares e torcicolos), dores e rigidez muscular, colesterol,

Seu efeito termogênico aumenta a temperatura do corpo obrigando o organismo a gastar mais energia e ajudando a perder peso. Sem falar que, por estimular a circulação da corrente sanguínea, auxilia na prolongação da função erétil e aumenta a imunidade celular.

Gengibre benefícios: Contra Indicações

Não são muitas as contra indicações comprovadas, salvo os exemplos descritos abaixo. Mesmo assim, o gengibre não deve ser consumido em excesso e respeitar suas dosagens ou prescrições médicas.

  • Pessoas com problemas de cálculos biliares só com orientação ou autorização médica;
  • Pessoas com com gastrite, úlceras gástrica ou duodenal ou qualquer outra irritação similar no tecido da mucosa que reveste o trato digestivo (boca, esôfago, estômago e intestinos), consultar um médico;
  • Grávidas com problemas de enjôo e vômitos não devem usar o gengibre, neste caso a tintura de gengibre é considerada mais segura, porém com possíveis efeitos colaterais, como gases, queimação no estômago e inchaço;
  • O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosa.

Gengibre benefícios: Formas de Preparos

gengibre benefícios: gengibre fresco, pó e triturado

São muitas as formas de preparo para utilização do gengibre. Em algumas farmácias ou lojas de produtos naturais podemos encontrá-lo até na forma de pastilhas e xaropes. No entanto, a sua forma em pó, é normalmente encontrada nos supermercados, como especiaria para ser utilizado na culinária. Mas, geralmente o gengibre pode ser usado na forma de infusões (chás), solução para gargarejo, compressas etc. Veja com mais detalhes abaixo:

INFUSÃO

A infusão é um processo no qual é feita a imersão de pequenos pedaços ou lascas de gengibre em água fria, quente ou fervida. A concentração das propriedade terapêuticas do gengibre neste preparo é mais fraca, podendo ser adicionados outros ingredientes (mel, limão, etc.).

Para este preparo é necessário 2 gramas ou 1 colher (chá) do rizoma fresco, numa proporção para 100ml ou 1 xícara de chá de água já fervida. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente o gengibre, tampando o recipiente por, pelo menos, 10 minutos. Tomar 4 xícaras de chá ao dia. Muito eficiente para o tratamento das cólicas menstruais, gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

DECOCÇÃO

Decocção é uma técnica de preparo muito empregada preparo de alimentos que consiste em ferver lascas ou pedaços triturados de gengibre junto à água, durante 10 a 15 minutos. Ela é indicada para preparar soluções a partir de caules, raízes ou cascas de plantas, como é o caso do gengibre. Para este preparo é necessário ferver 1 colher de chá da raiz triturada, em 1 xícara de chá, de água, e tomar 4 xícaras do chá durante o dia. É também muito eficiente para o tratamento dos males descritos acima, entre outros.

Muita gente costuma mascar um pedaço fresco do rizoma do gengibre ou deixar na boca por alguns minutos, 2 vezes ao dia. A sua ação anti-séptica é boa no tratamento da tosse, rouquidão e cuidar das cordas vocais. No entanto, suas propriedades anestésicas podem diminuir o controle da emissão vocal. O gengibre fresco, ralado ou em lascas também é muito utilizado como condimento para dar sabor a diversos pratos culinários.

CÁPSULAS

É possível encontrar também em farmácias ou locais de produtos naturais as cápsulas de gengibre óleogelatinosas ou em pó. Recomenda-se tomar 1 cápsula (1g ou 500mg), meia hora antes de viajar para prevenir enjoos de movimento a cada 4 horas, sem ultrapassar 4g no total (adultos; sendo que crianças devem utilizar a metade da dosagem).

BALAS

No comércio, principalmente em farmácias ou locais de produtos naturais, o gengibre está também disponível em forma de balas para aliviar irritações da garganta. Normalmente podem ser encontradas misturadas a outros ingredientes como mel e limão.

CATAPLASMAS

Cataplasma é uma técnica de misturar e triturar diferentes ingredientes, no caso, o gengibre, para formar uma pasta medicamentosa para ser aplicada sobre ferimentos e inflamações corporais. Normalmente, o cataplasma ou emplastro é aplicado dentro de um pano ou gaze para envolver a área afetada, servindo como curativo. O intuito é aquecer ou amolecer os tecidos da pele, e acelerar o processo de cura.

Para este preparo é necessário moer, ralar ou amassar bem o gengibre e colocá-lo sobre um pano ou camadas de gaze, deixando agir sobre o local. Para maiores efeitos, aqueça o pano em água morna e faça as compressas quentes de gengibre para aliviar os sintomas de gota, artrite, reumatismos e traumatismos na coluna vertebral e articulações, dores de cabeça, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

TINTURA

A tintura é uma técnica de preparo de remédio muito popular entre homeopatas e herbanários. Elas são feitas de substâncias a base de álcool com extratos de ervas frescos, ou no caso, lascas do rizoma do gengibre moído. A tintura de gengibre ajuda a tratar náuseas, dor de garganta, colesterol alto, câimbras, artrite e gripe comum.

Para este preparo é necessário cortar e moer 100 g do rizoma de gengibre em meio litro de álcool (vodka ou aguardente). Encha um frasco com cerca de ¼ de gengibre e despeje a solução até cobrir quase o frasco todo. Feche bem o frasco, chacoalhe vigorosamente e guarde em local escuro durante várias semanas, agitando periodicamente. Após 4 a 6 semanas, coe e utilize para fazer fricções para reumatismos. Normalmente, a tintura pode ser utilizada por 1 a 2 anos, dependendo da qualidade do álcool adicionado.

XAROPE

O gengibre também é muito utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta, juntamente com outras plantas no tratamento fitoterápico.

ÓLEO ESSENCIAL

O gengibre é rico em óleos essenciais, por isso é muito utilizado na perfumaria e em massagens fitoterápicas para o tratamento de problemas de coluna e articulações. Além disso, é também utilizado para massagear o abdômen, o baço e o estômago para provocar calor do corpo e ativar a circulação sanguínea. Normalmente, o seu óleo é extraído por destilação em corrente de vapor, entre outros procedimentos.

Gengibre benefícios: Gastronomia

gengibre benefícios: lombo com pêssego e gengibre

Como o gengibre é rico em substâncias aromáticas e óleo essencial ele é muito utilizado na sua forma in natura (fresco) na preparação de diversos pratos. Na sua forma seca ou em pó, o gengibre é mais empregado no preparo de extratos para condimentos, bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e licores), na confeitaria e refrigerantes.

A forma em pó é de sabor e aroma mais suave, comparado ao gengibre fresco que é bem mais aromático. Isso deve-se ao fato de que no processo de secagem seus óleos essenciais são volatizados. Há também suas formas em conserva e cristalizada que podem ter seus sabores e aromas intensificados, podendo também ser usadas de diversas formas.

O seu sabor é forte e picante, e pode ser usado tanto em receitas salgadas quanto doces (pães, carnes, saladas, tortas, pudins, molhos, condimentos, doces em calda, sorvetes). Só não se recomenda substituir uma forma pela outra nas receitas, pois os sabores de cada uma delas são muito distintos.

Gengibre Benefícios no Oriente

Geralmente, o gengibre é bem mais empregado na culinária asiática, como a japonesa, chinesa, indiana e tailandesa, entre outras. Na China, utiliza-se o gengibre na preparação de um prato muito típico de algumas regiões, o frango xadrez. Já na Índia, o gengibre é consumido como condimento na formulação do curry em pó, presente na comida tradicional indiana.

Gengibre Benefícios no Ocidente

Apesar de ser mais popular no Oriente, o sabor marcante e todos os benefícios do gengibre já caíram no gosto do resto do mundo, inclusive do Brasil. Na região Norte do país, por exemplo, o gengibre é conhecido por mangarataia, e é muito comum utilizá-lo como chá terapêutico e também como bebida refrescante. Já em outras regiões do Brasil o gengibre é muito consumido no quentão, bebida típica nas festas juninas.

No Ocidente, o gengibre seco é utilizado principalmente para aromatizar bolos, biscoitos, e confeitos. Como é o caso dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha que fazem os tradicionais bonecos de gengibre no Natal. Podemos encontrá-lo ainda no preparo de carnes e em molhos para as massas, em suco para enriquecer o sabor de peixes e mariscos, e chutneys.

Nutricionalmente, o gengibre é fonte de sais minerais como sódio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, selênio e zinco. Assim como fonte de vitaminas A, vitamina B6, vitamina C, niacina, tiamina e riboflavina.

Gengibre benefícios: Tratamentos

gengibre benefícios: chá de gengibre com limão


A fragrância única e o sabor marcante do gengibre é proveniente dos seus óleos naturais, sendo o principal deles o gingerol, responsável por muitas de suas propriedades terapêuticas e medicinais.

Assim, suas principais propriedades possuem poderosos efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, antissépticos, antieméticos, bacteriostáticos, carminativos, espasmolítico, estimulantes da circulação periférica estomáquico, laxantes e dispépticos.

Por esta razão, o gengibre pode ser usado em diversos tratamentos terapêuticos diferentes, pois possui inúmeros benefícios, tanto para o homem como para a mulher, são eles:

1. Benefícios: Combate náuseas e enjoos

Para o combate de náuseas e enjoos, a melhor opção é mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou tomar um chá de gengibre (infusão). Isso ainda vai ajudar a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

O gengibre é eficaz tanto para enjoos causados por movimentos (viagem de carro, barco, avião), como para aliviar os sintomas de vômito e náuseas após cirurgias, quimioterapia ou durante a gravidez (neste caso, recomenda-se antes consultar um médico).

2. Benefícios: Reduz dores musculares

Apesar de ser eficaz contra a dores musculares causadas por exercícios físicos, o consumo do gengibre não possui efeito imediato. No entanto, pode ser eficaz na redução da progressão da dor devido às suas propriedades anti inflamatórias e analgésicas naturais. Recomenda-se consumir 2g de gengibre por dia, durante 11 dias ou uma xícara de chá ainda em jejum, diariamente.

3. Benefícios: Alivia os sintomas da artrite

Apesar de não ter cura, a osteoartrite ou artrite é um problema muito comum que envolve a degeneração das articulações ósseas do nosso esqueleto, causando sintomas como dor e rigidez das articulações. Um dos gengibre benefícios é diminuir a inflamação da articulação devido às suas propriedades anti inflamatórias. Para tanto, basta tomar uma xícara de chá de gengibre ao longo do dia.

4. Benefícios: Auxilia na Diabetes

O gengibre pode auxiliar na diabetes, pois possui propriedades anti-diabéticas, pois é capaz de reduzir e estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Assim, além de auxiliar na diabetes, ainda atua na prevenção da doença. Pois, ao equilibrar a quantidade de glicose no corpo, é possível ficar em forma, com energia suficiente sem sobrecarregar o organismo.

5. Benefícios: Controla o colesterol

Um dos gengibre benefícios é abaixar os níveis de glicemia e lipoproteínas (mau colesterol) no sangue. Altos níveis de colesterol aumentam os riscos de doenças cardíacas. Muitos alimentos podem influenciar os níveis de colesterol no sangue. Mas incluir o consumo de gengibre na dieta pode reduzir estes níveis altos de colesterol e triglicérides. Neste caso, acrescente de 2 a 3 g de gengibre em pó aos temperos durante o preparo das refeições, diariamente.

6. Benefícios: Melhora a sensação de indigestão

A indigestão pode causar dispepsia, que caracteriza-se por uma dor recorrente e desconforto na parte superior do estômago. Isso ocorre por causa de um atraso no esvaziamento do estômago, causando essa indigestão. Felizmente, um dos gengibre benefícios é a sua ação dispéptica que acelera o processo de esvaziamento do estômago. Para tanto, basta consumir 1,2 gramas do gengibre em pó antes de uma refeição.

Esse é mesmo um dos gengibre benefícios mais direcionados às mulheres. As cólicas menstruais (dismenorreia) são dores na região do ovário durante o ciclo menstrual feminino. O gengibre é um analgésico natural, portanto, muito eficaz no alívio de dores. Basta tomar 1 grama de pó de gengibre por dia nos primeiros 3 dias do período menstrual.

8. Benefícios: Previne o Câncer

O câncer é uma doença grave, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células anormais no organismo. As propriedades anticancerígenas do gengibre são atribuídas ao 6-gingerol, uma substância encontrada em grandes quantidades no gengibre cru, e por isso está sendo estudado como um tratamento alternativo para várias formas de câncer. Assim, acredita-se que consumir gengibre nas refeições diárias, pode ajudar na prevenção contra o câncer.

9. Benefícios: Melhora a atividade cerebral

O gengibre possui propriedades antioxidantes e estimulantes capazes de melhorar a circulação do sangue no organismo. Normalmente, o estresse oxidativo e a inflamação crônica podem acelerar o processo de envelhecimento do corpo, e com isso, diminuir a função cerebral relacionada à idade avançada.

Acredita-se que um dos principais impulsionadores da doença de Alzheimer, e do declínio cognitivo relacionado à idade seja justamente as inflamações cerebrais e o estresse oxidativo. Como um dos gengibre benefícios é aumentar a circulação do sangue no organismo, isso também vale para o cérebro.

Assim, o gengibre com seus poderes antioxidantes e compostos bioativos também podem evitar a perda de células cerebrais e inibir os processos inflamatórios que ocorrem no cérebro, protegendo contra o declínio na função cerebral com a chegada da idade.

Portanto, além de melhorar a atividade cerebral retardando o processo de envelhecimento cerebral, previne contra o Alzheimer, e de quebra, ainda melhora o desejo sexual. Tudo por causa do aumento de circulação sanguínea e oxigenação no sangue. Caso tenha histórico de Alzheimer na família, passe a consumir gengibre durante as principais refeições do dia.

10. Benefícios: Combate infecções

Além da sua propriedade anti inflamatória e bacteriostática, o gengibre possui gingerol, a substância bioativa presente no gengibre fresco. Ela também ajuda a diminuir o risco de infecções. Na verdade, o extrato de gengibre pode inibir o crescimento de inúmeras bactérias diferentes, sendo muito eficaz contra bactérias orais causadoras de doenças inflamatórias como a gengivite e a periodontite.

Além disso, o gengibre fresco também pode combater o vírus RSV, uma causa comum de infecções respiratórias, como gripes e resfriados, pois melhora a imunidade, facilitando a recuperação.

11. Benefícios: Ajuda a absorver nutrientes

O gengibre ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos ou de suplementos alimentares, e ajuda a reduzir o acúmulo de gordura, pois estimula o sistema gastrointestinal. Assim, ainda ajuda a manter a forma e perder peso.

12. Benefícios: Combate a sinusite

O gengibre ajuda a desobstruir os seios paranasais, tornando mais fluida a secreção e mantendo as vias respiratórias limpas e livres de infecção. Assim, como alternativa natural a outros medicamentos, beba um chá de gengibre várias vezes por dia.

13. Benefícios: Alivia o intestino irritado

Muitas vezes, alguns alimentos podem irritar o intestino e prejudicar o aparelho digestivo. Neste caso, as propriedades laxantes do gengibre podem ajudar a aliviar os sintomas do intestino irritado. Para tanto, basta ingerir o gengibre em forma de suplemento, chá ou pílula.

14. Benefícios: Aumenta o apetite

Se você está com problemas de falta de apetite causando dificuldade para se alimentar, o gengibre pode ajudar como estimulante para abrir o apetite. Você pode usar o gengibre como ingrediente no suco (cenoura, laranja e gengibre) ou no molho da salada.

15. Benefícios: Auxilia na digestão e combate a azia

O gengibre ajuda na digestão dos alimentos, acelerando o processo digestivo, por isso tende a agir contra a acidez estomacal, acabando com a azia de forma natural, sem precisar ingerir medicamentos ou sofrer com efeitos colaterais.

16. Benefícios: Evita gases

Como o gengibre possui propriedades que estimulam a digestão e aceleram o processo digestivo, ele também ajuda o intestino a funcionar melhor, evitando o acúmulo de gases. Mas caso você esteja sofrendo de gases, basta beber uma xícara de chá de gengibre antes de dormir, pois o seu efeito é potencializado durante a noite.

Gengibre benefícios: Considerações finais

Como você já pode notar, o gengibre é um alimento muito versátil, saboroso, e além de tudo, super benéfico à saúde geral do organismo. Não deixe de aproveitar todos os gengibre benefícios que este super alimento proporciona.

Basta incluí-lo no cardápio diário das sua principais refeições que você vai passar a ter não só uma alimentação saudável mas também irá garantir a sua saúde se prevenindo contra muitas doenças.

Fonte: https://www.aterceiraidade.ne

2 thoughts on “Gengibre: Benefícios para o Homem e a Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique Aqui!
Inscreva-se aqui!
Inscreva-se para as Atividades Gratuitas!
MENU
DEMO